quarta-feira, 28 de março de 2018

HUMANITAS Nº 70 – ABRIL DE 2018 – PÁGINA 4

SOCIEDADE É RACISTA PORQUE ACREDITA QUE SEU DEUS É BRANCO
Anna Gicelle Garcia Alaniz é doutora em História. Atua em Campinas/SP

Não é fácil lidar com a história do cristianismo porque há muito preconceito, há muito obscurantismo e há muita perseguição religiosa sempre que os cristãos conseguem poder suficiente para impor seus pensamentos aos outros.
A partir dai eu quero refletir sobre o que eu já disse do racismo e aí vai a questão do Wellington.
O Wellington se preocupa com o pentecostalismo e com o fato de hoje haver no Brasil muitos negros cristãos.
E eu entendo a revolta do Wellington porque o modo como os cristãos aplicam a Bíblia está lotada de referências terríveis não apenas em relação a quem não é branco, mas também às mulheres.
Existem muitas estátuas do frei Bartolomé de Las Casas por esse mundo e muita gente canoniza o frei Bartolomé como se fosse grande coisa, mas ele dizia que os negros não tinham alma e que isso justificava a escravidão.
Eu já passei em vídeos as referências de vários monges jesuítas cujos textos não só corroboram a escravidão, mas ainda ensinam como castigar os escravos, como educar, como fazer lavagem cerebral para que virem cristãos.
É terrível de se pensar no caráter medonho da imposição cristã aqui na América.
No caso do pentecostalismo eu iria mais longe, os EUA, que é o berço de todas essas atrocidades, é um dos piores países quando se vai falar de escravidão.
As revoltas escravas dos EUA foram medonhas.
Houve uma guerra civil que dizimou milhões de pessoas em torno da questão da escravidão e não é uma questão só econômica.
Eu devo dizer que, de tudo que eu pesquisei, a única denominação religiosa dos EUA que se opôs a escravidão foram os Quakers.
Os Quakers de fato ajudaram a dar fuga a muitos escravos para o Canadá para que fossem livres e ainda assim não aceitavam os negros como seus iguais.
A maior prova de que tinha esse tipo de racismo é que as igrejas protestantes nos EUA foram segregadas e muitas são segregadas até hoje.
E muitas vezes em algumas igrejas em que se tinha uma atitude mais humana, ‘em termos’, o negro assistia missa ou culto do lado de fora, pelas janelas ou em algum corredor.
Então existe uma carga de racismo medonha no cristianismo.
E uma boa parte da nossa sociedade que permanece racista, permanece racista porque acredita que deus é branco.
É muito revoltante saber que a religião que pretende ser a bússola moral da sociedade é responsável por segregar, perseguir e atormentar, para não dizer matar mulheres, negros e homossexuais.
Eu conheci uma senhora negra há muito tempo atrás que dizia que se ela visse um negro mórmon na rua, ela mesmo batia. Porque até os anos 1970 os negros não podiam ser mórmons porque eram considerados impuros. Eu não sei nem como abordar isso! Eu não sei nem como lidar com essa questão!
Nós estamos hoje rodeados por esse fundamentalismo besta, literal que pega um texto da Idade do Bronze e quer aplicar na vida moderna ao mesmo tempo em que enriquece pastores totalmente sem escrúpulos.
Gente que entra para a política para atormentar o resto da sociedade.
Tão arrogantes que acreditam que podem impor o seu modelo de pensamento e de vida para todos nós.
É muito difícil permanecer no campo histórico sem pensar que a qualquer momento os direitos ínfimos conquistados por mulheres, negros e homossexuais podem ser revogados se um desses malucos conseguir se apossar do poder.
Nada impede que a pessoa tenha seu relacionamento com deus se acredita nele.
Nada impede que uma pessoa siga uma religião se isso lhe traz alívio emocional.
O que se precisa é de mais educação, mais conhecimento e mais respeito. Mais respeito pelo resto da humanidade.
Nós já passamos mais de 600 anos de guerra em guerra, de perseguição em perseguição.
Nós tivemos a Inquisição, nós tivemos a Caça às Bruxas, nós tivemos a Segunda Guerra Mundial e tudo isso calcado em cima da perseguição religiosa.
Eu acredito que já está na hora de a humanidade acordar.
Se você quer ser fundamentalista vá viver no Vaticano.
Se você quer que as mulheres fiquem trancadas em casa, vá viver no Irã.
Se você não gosta de gays, não gosta de negros, se você não quer conviver com a maior parte da humanidade, se tranque em um mosteiro, mas deixe que a humanidade siga o seu caminho que a duras penas nós temos conquistado graças às pessoas que se opuseram a esse livro Bíblia ao longo da história.
VEJA OS VIDEOS EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário