quarta-feira, 30 de maio de 2018

HUMANITAS Nº 72 – JUNHO DE 2018 –PÁGINA 3

Refúgio Poético – Cartas dos Leitores – Teste de Xadrez

Poema de amor
Fernando Namora (1919/1989)
Lisboa – Portugal

Se te pedirem, amor, se te pedirem
que contes a velha história
da nau que partiu
e se perdeu,
não contes, amor, não contes
que o mar és tu
e a nau sou eu...

E se pedirem, amor, e se pedirem
que contes o velho drama
do lobo que matou o cordeiro
e lhe comeu o seu pão,
não contes, amor, não contes
que o lobo é a minha carne
e o cordeiro a minha estrela
que sempre tu conheceste
e te guiou, — mal ou bem...

Depois, sabes...
eu estou cansado desta farsa.

Histórias, lendas, amores...
tudo me corre os ouvidos a fugir.
Sou o guerreiro sem forças
para erguer a sua espada;
sou o piloto do barco
que a tempestade afundou...

Não contes, amor, não contes
que eu tenho a alma sem luz...
 - - -
Quero-me só, a sofrer e a arrastar a minha cruz!

..........................................

CARTAS DOS LEITORES

O HUMANITAS chega até mim e cobre uma lacuna que vem existindo há muito tempo no meio jornalístico e literário do Brasil. Nos dias que correm, com o retorno descarado do fascismo e da intolerância, é bom saber que existe uma publicação de mente livre e ampla travando o bom combate. André Correia de Castro e Silva – Fortaleza/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário