quinta-feira, 22 de outubro de 2015

HUMANITAS Nº 41 – NOVEMBRO DE 2015 – PÁGINA 2

EDITORIAL
Políticos não são deuses

A quem pertence o poder político em uma democracia? Simples: o povo é o dono desse poder, cujo objetivo é manter a ordem, assegurar a defesa e o bem-estar da sociedade como um todo, tendo sempre em vista o bem público.
Porém, devido a uma cultura ainda impregnada de colonialismo, o que vemos em nosso país é algo completamente diferente.
O povo brasileiro vota e coloca gente despreparada no poder. Despreparada no sentido de defender os interesses da população, mas MUITO BEM PREPARADA para defender os seus próprios interesses.
Nosso povo trata os políticos como se eles fossem deuses intocáveis. O povo deixa que os políticos façam o que bem entenderem. O povo paga a vida particular de cada político. Fornece casa, comida, roupa lavada. Paga aluguel em ricas moradias, salários elevados, passagens aéreas. Ou seja, o povo brasileiro fornece mordomia total a seus políticos como se eles estivessem no Olimpo.
A verdade é cruel: a maioria dos políticos não sabe exercer o poder. Essa maioria, quando alcança o poder se apequena devido à necessidade neurótica do seu projeto pessoal: o político quer apenas ser servido e idolatrado pela sociedade. Deveria ser o contrário. Infelizmente não é.
Um grande líder político deve e tem de se preocupar com o bem-estar social, mas o que vemos no Brasil é a outra face da moeda. Salvo pouquíssimas exceções, a maioria dos que se dizem líderes se preocupa apenas com o próprio bem-estar, seus elevados salários e a permanência perene no poder.
O povo é manipulável. Aqui no Brasil a falta de educação política faz o brasileiro aceitar a mentira, deixando que alguns falsos líderes subvertam a verdade. Assim, nossos governantes fazem de tudo, desde que esse tudo esteja a serviço dos seus interesses.
Isso precisa acabar. Os políticos têm de entender que não são deuses. Nenhum político pode ser um grande líder se não aprender, primeiro, a ser líder de sua consciência.
.........................
NOTAS VARIADAS

O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia, para onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você! (George Carlin)
***
Deus disse aos judeus que matassem todos os hereges, todos os que adorassem outro deus. Então ele enviou seu filho ao mundo para pregar uma nova religião. Se os judeus o mataram, eles não fizeram mais do que cumprir seu mandamento e Deus não pode se queixar. (Robert Green Ingersoll)
***
Não, eu não acredito em Deus e, depois de viver, pretendo ter um longo e feliz descanso debaixo da terra. (Katharine Hepburn)
***
É melhor ser escravo no Brasil e salvar sua alma que viver livre na África e perdê-la. (Padre Antônio Vieira)
***
Hipátia (370-415 DC) era uma cientista, matemática, astrônoma, líder da escola de filosofia neoplatônica e diretora da Biblioteca de Alexandria. Cirilo, o arcebispo de Alexandria, a odiava por ela ser um símbolo da ciência e da cultura que para a igreja primitiva, representavam o paganismo. Ela continuou seu trabalho apesar das ameaças até que, no ano de 415, foi cercada pelos monges e paroquianos de Cirilo, despida e esfolada até a morte com cacos de cerâmica. Seus restos foram queimados e suas obras destruídas. E Cirilo? Ah, ele foi canonizado! (Carl Sagan)
***
Deus é um ser mágico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele, porque os ama. (Steve Knight)
***
Render-se à ignorância e chamá-la de deus sempre foi algo prematuro, e continua sendo hoje. (Isaac Asimov)
***
Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força. (Hipátia de Alexandria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário