sábado, 22 de fevereiro de 2014

Reginaldo Rossi sai da cena artística e torna-se um mito da música brega

Texto de Genésio Linhares – Professor M/S – Recife/PE
Publicado no HUMANITAS nº 19 – Fevereiro/2014
 Reginaldo Rossi foi um fenômeno musical que nunca saiu de moda. Seu carisma contribuiu para a longevidade de sua carreira

Este mês fazemos uma homenagem póstuma ao tão conhecido e querido por nosso povo pernambucano e pelo povo brasileiro, o cantor Reginaldo Rossi, o “Rei do Brega”. Reginaldo Rodrigo dos Santos, artisticamente Reginaldo Rossi nasceu no Recife, na comunidade dos Coelhos, em 14 de fevereiro de 1944 e faleceu no último dia 20 de dezembro de 2013 aos 69 anos.
Cantor e compositor de músicas populares, amado pelos seus fãs e nacionalmente conhecido, Reginaldo antes de ser artista, estudou engenharia civil durante quatro anos e chegou a ensinar física e matemática, mas logo trocou a sala de aula pelos palcos. Influenciado pelos Beatles começou a cantar rock pelos idos de 1960. Foi cantor de boates durante um tempo e a seguir integrou-se à jovem guarda, imitando Roberto Carlos, mas depois desenvolveu o seu estilo pessoal. Teve uma banda de rock The Silver Jets.
Em 1966 lançou o seu primeiro LP “O Pão”. Em 1967 lança o segundo LP “Festa dos pães” em parceria com Waldemar Pimentel. Em 1970, pela gravadora CBS, lançou outro LPÀ procura de você”, abandonando o rock, dedica-se ao estilo de músicabrega romântico”, conquistando muita fama. Grava em 1977Chega de promessas”, ainda pela CBS. Fica sem gravar até 1980, quando a EMI grava o LPA volta”. 
Com o LPGarçom”, 1987, obteve grande sucesso e passou a ser chamado de o “Rei do Brega”, vendendo 2 milhões de cópias. Manteve-se sempre fiel a este estilo até o final de sua vida. Suas composições falavam de amor e traições, dentro de uma linguagem simples e popular.
Destacou-se também com as cançõesA raposa e as uvas”, “Leviana” eRecife, minha cidade”. Já em 1989 gravou o LPMomentos de amore em 1998 lança pela Polydisc o CDReginaldo Rossi ao vivo”, cantandoA raposa e as uvas eMon Amour, Meu bem, Ma femme”. Um ano depois surge o CDReginaldo Rossi The Kingtendo a participação de Vanderleia, com “Prova de fogo”, Erasmo Carlos, Roberta Miranda e outros, vendendo 1 milhão de cópias.
Neste período teve um programa de auditório na TV Pernambuco que era gravado nos bairros populares do Recife, tornando-o ainda mais próximo do seu público fiel. Em 2001 gravou o CD O dia do cornode sua autoria. Muitas de suas músicas foram gravadas por cantores e grupos como Roberta Miranda, Luan do Recife, Silvério Pessoa com o grupo Sir Rossi e Mastruz com Leite. Durante a sua trajetória de artista ganhou 14 discos de ouro, dois de platina um de platina duplo e um de diamante. Em 2010 gravou o DVDCabaré do Rossi”, fazendo releituras de vários sucessos seus.
Ainda pequeno morou no Rio de Janeiro com a família, passou um tempo em São Paulo e até nos Estados Unidos, mas sua verdadeira paixão sempre foi o Nordeste, principalmente Pernambuco. Em entrevista pela TV afirmou ser muito tímido, apesar do seu jeito extrovertido, brincalhão e dançarino nos palcos. Tentou por duas vezes a carreira política, mas sem obter resultados positivos. A primeira como vereador em Jaboatão dos Guararapes, recebendo 717 votos pelo PDT em 2008 e a segunda como deputado estadual nas eleições de 2010, tendo 14.934 votos, também sem êxito.
De uma forma ou de outra, o cantor Reginaldo Rossi foi um fenômeno musical, pois apesar dos altos e baixos, nunca saiu de moda. Suas músicas sempre eram tocadas e ele nunca deixou de viajar por todo o Nordeste fazendo apresentações com grande público o prestigiando. Público este, em sua maioria, de jovens. Segundo ele mesmo, o seu carisma e o relacionamento com seus fãs contribuíram para a longevidade de sua carreira.
Outro aspecto interessante é que ele nunca deixou de ser boêmio. Dizia que o seu vício era a mulher, mas na verdade era viciado em jogo de cartas, fumava muito, mesmo durante suas apresentações, sempre acompanhado de uísque com refrigerante.
Foi hospitalizado no dia de 9 de novembro de 2013, fazendo um procedimento chamado de toracocentose para retirar dois litros de líquido entre a pleura e o pulmão. No dia 11 do mesmo mês a biopsia confirmou câncer no pulmão e no dia 20 de dezembro de 2013, não resistiu e veio a falecer. 
O cantor Reginaldo Rossi morreu deixando grande saudade nos seus fãs. Saiu da cena artística e musical de Pernambuco e tornou-se para sempre um mito da música brega: o “Rei do Brega”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário