quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Temos nada com isso!

Texto de Alfredo Bernacchi – Rio de Janeiro/RJ – Especial para o Humanitas – Outubro/2013
 
Que seja do jeito deles! Eles não são perfeitos, mas são naturais. Criados pela
mesma Natureza que nos criou. Cabe a nós entender isso e tratá-los como iguais


A Natureza não é perfeita. Quem ainda não sabe disso? Tire como exemplo as árvores. Várias são as espécies, e conforme caem em terra boa ou má crescem mais ou menos, e mesmo as que foram geradas do mesmo fruto, são diferentes. Veja pelos frutos. "Bananas" maiores e menores, mais retas, mais tortas. As sementes de umas, geram plantas novas e outras apodrecem na terra. São várias as espécies, e dentro da cada espécie tem diferenciações trazidas pela própria Natureza, melhor dizendo, misteriosas para nós, mas são fatos, nossos conhecidos.
Os homens também não escapam dessa diferenciação. Somos diferentes em função do clima e a região geográfica na qual nascemos e vivemos. Negros, asiáticos, índios, brancos, vermelhos, altos, baixos... Somos diferentes em função da saúde de nossos pais reprodutores, suas doenças e seus defeitos congênitos, e também não estamos excluídos das falhas da Natureza, haja vista que a consanguinidade é prejudicial à prole de um casal. Parentes de primeiro e segundo graus, não devem se acasalar e gerar filhos.
Seres humanos nascem grudados (siameses), sem cérebro, com deficiências mentais, com Síndrome de Down, hermafroditas (com os dois sexos completos no mesmo corpo) e os que chamamos de gays e lésbicas, cujos corpos se confundem entre o macho e a fêmea, e os hormônios desequilibrados, geram maior confusão ainda.
O que devemos fazer com esses seres humanos, de todos os exemplos que eu dei acima? Matar? Jogar na vala e incinerar? Fuzilá-los em praça pública porque não são perfeitos? Porque são umas degenerações da Natureza, embora comuns à própria natureza? Devemos confiná-los em locais reservados, de onde não possam sair para se relacionar com os demais, para que não procriem e não repassem geneticamente essa mutação? Tratá-los como doentes contagiosos, sem cura, como se todos fossem aidéticos, alijando-os totalmente do convívio social comum?
Ou devemos tratá-los com maior atenção, carinho, consideração e respeitando as suas diferenças?
Não é assim que tratamos os que têm Síndrome de Down? Não é assim que tratamos irmãos siameses? Não é assim que tratamos os que têm problemas mentais de nascença? Por que não aos que têm um desequilíbrio genético de natureza sexual?
Eles nascem em corpo de homem, mas com hormônios de mulher em demasia! Ou nascem com corpo de mulher, mas com hormônios masculinos acentuados! Ou nascem com corpo misturado de homem e mulher, mais pra lá ou mais pra cá, não faz diferença. Eles são diferentes, mas não são contagiosos.
Acho que eles têm direito à vida, assim como às mesmas obrigações que todos nós temos na sociedade, de acordo com as características de cada um, mas igualmente têm direito à felicidade, à paz, à atenção, à amizade, ao carinho, ao amor, como quaisquer outros.
Eles estão aí e não são nocivos ou prejudiciais, tanto que o mundo está cheio de casos de relacionamentos entre esses e os ditos perfeitos. Por quê? Porque mesmo como excepcionais, eles são capazes de viver, construir, amar, ter prazer e dar prazer.
Que seja do jeito deles! Como for possível a eles! Eles não são perfeitos, mas são naturais. Criados pela mesma Natureza que nos criou. Cabe a nós entender isso e tratá-los como iguais, na proporção do que seja possível a eles como seres humanos!
Não podemos cobrar de um rapaz com Síndrome de Down, que seja um excelente matemático ou um atleta olímpico, como não podemos cobrar de um gay, que tenha os mesmos sentimentos, potências e atrações sexuais, conforme nós achamos que deveria ser o correto.
Porque eles são diferentes! Pequenas e sutis diferenças que não os desmerecem na nossa sociedade como seres humanos. Muitos com sentimentos e qualidades morais e físicas até superiores à nossa! E os relacionamentos afetivos deles? TEMOS NADA COM ISSO! Caramba! Cada um que cuide da sua vida!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário