quinta-feira, 5 de junho de 2014

Breve histórico sobre o nascimento e a evolução do futebol (1)



O futebol, como esporte moderno, foi criado na Inglaterra do século 19. Entretanto, muitas pesquisas mostram que o jogo de bola, tanto com os pés como com as mãos é praticado bem anteriormente a essa época. Alguns estudiosos afirmam que a origem deste esporte está na China, há muitos séculos atrás.
Dizem que algo muito parecido com o futebol era jogado por soldados do Imperador Xeng Ti 25 séculos a.C.. A bola era de pele de animal recheada com ferragens. Essas atividades físicas do período anterior ao contemporâneo eram consideradas pelos experts mais como rituais religiosos ou preparação militar.
Pesquisadores assinalam, ainda, que o futebol tem origem na Itália medieval. Esporte, que existe até hoje, praticado anualmente na cidade de Florença. Chama-se Calcio. Tal esporte consiste em um jogo entre duas equipes, as quais em um campo de terra têm que atravessar uma bola até uma área ao final do campo adversário.
O jogo é muito violento. Os ataques físicos entre os jogadores dos dois times são constantes e permitidos. Os italianos acreditam que a origem do futebol está no Calcio, e por tal crença é que, na Itália, o futebol atual é chamado de Gioco Calcio. Na Inglaterra, também, assim como o Cálcio, um jogo violento era praticado desde mais ou menos o ano de 1300: o Hurling.
O Calcio tem características parecidas com outro esporte surgido na Inglaterra ao mesmo tempo que o futebol: o rugby. As raízes de ambos – futebol e rugby – são comuns, pois ambos são muito parecidos. Tais esportes se dividiram no gosto dos aficionados na metade do século 19 na Inglaterra, com dissidências no tocante às questões das regras entre os participantes.
Enquanto o rugby pode ser jogado com as mão e com os pés, o football — como o próprio nome diz — só pode ser jogado com os pés, sendo apenas o keeper (goleiro) que pode pegar a bola com as mãos.
Podemos afirmar que desde os mais remotos tempos o homem e a sociedade humana sempre praticaram jogos. Para se divertirem entre a comunidade ou como algum ritual religioso.
Eram aspectos existentes entre as mais diversas culturas ao redor do mundo. O futebol nasceu dessas variações. Porém, não possuíam um nome definido, variando de regiões para regiões na Inglaterra, na Europa e no Mundo. Na Inglaterra, tais jogos eram praticados pelas camadas populares há várias gerações. Não eram atividades iguais ao Futebol, ao Rugby, mas tinham um objetivo cultural de diversão e ligamento entre os membros das comunidades. A aristocracia não participava dos jogos, considerando-os atos de barbárie, praticados por pessoas sem cultura, além de serem muito violentos e preferia outros, como a equitação, a caça e a esgrima.
Tais jogos começaram a ser praticados pelos alunos das escolas da aristocracia e alta burguesia inglesa no século 19. O Colégio de Rugby é a mais famosa das escolas, pois dele saíram as regras do rugby. Alguns alunos terminaram os diretores a proibirem a prática deles, por serem violentos e "bárbaros".
Tal proibição de nada adiantou. Os estudantes continuaram jogando. Já que essas atividades esportivas não deixariam de ser praticadas, a melhor maneira era regulamentá-las. Surgiram assim as regras do Football e do Rugby.
Ainda que tivessem sido regulamentados nas escolas da elite inglesa tornou-se premente regulamentar tais jogos também entre as classes mais "baixas" da sociedade. No início do século 19, a classe operária estava consolidada. Ela também participa do Football e do Rugby nos horários livres, conquistados no processo de conscientização de classe e do movimento operário sindical.
Mas como esses esportes eram muito violentos e sem regras faziam com que a produção do operariado caísse, por conta de lesões e cansaços, prejudicando o lucro dos grandes patrões da burguesia industrial.
Tal como aconteceu nas escolas da elite inglesa, os jogos também foram regulamentados para as camadas mais baixas da população, trazendo-os para dentro da esfera de controle estatal. A regulamentação do Football se expandiu, com a ajuda do Estado, para todos os ingleses. 
(continua na página 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário