quinta-feira, 5 de junho de 2014

Países que se tornaram campeões mundiais de futebol

Um grupo restrito de oito países forma o clube  dos  campeões mundiais de futebol
 
URUGUAI (1930) - Depois da Olimpíada de 1928, sabendo que o futebol não faria parte dos Jogos Olímpicos de 1932, a FIFA decidiu realizar sua própria competição de futebol. Ela foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da FIFA (Federation International Football Association). O país escolhido para receber a Copa de 1930 foi o bicampeão olímpico Uruguai. A longa viagem transatlântica assustou os europeus, que foram representados por quatro seleções: Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. Apenas 13 países participaram da Copa do Mundo de 1930. Final: Uruguai 4 x 2 Argentina. A seleção uruguaia era formada por; Ballestero, Mascheroni, Nasazzi; Andrade, Fernández, Gestido; Dorado, Scarone, Castro, Cea e Iriarte Técnico: Alberto Suppici.
**********
ITÁLIA (1934) - Em pleno período fascista a Itália organizou a segunda edição da Copa do Mundo. A Copa do Mundo 1934, que teve a campeã Itália fazendo a saudação fascista em seus jogos, reuniu 16 seleções em disputa do estilo "mata-mata". A Itália sagrou-se campeã da Copa do Mundo 1934 passando pelos EUA (7x1), Espanha (1x1 e 1x0), Áustria (1x0), e venceram a final contra a Tchecoslováquia por 2x1.
**********
ITÁLIA (1938) - Depois da Itália em 1934, a Copa do Mundo voltou a ser disputada na Europa em 1938, na França. Isso causou revolta aos sul-americanos, que achavam que deveria haver rodízio entre a Europa e América do Sul. Isso levou Uruguai e Argentina a não participarem da competição. A Itália tornou-se bicampeã. Apenas Brasil e Cuba representaram o continente Americano. A partida final foi Itália 4 x 2 Hungria, e a Azzurra tornou-se a primeira seleção a ser bicampeã mundial de futebol. Leônidas, atleta da seleção do Brasil, cognominado o Diamante Negro, foi o artilheiro do mundial de 1938. 
********** 
URUGUAI (1950) - Depois de 12 anos, devido à interrupção por causa da Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo voltava a ser disputada. Dessa vez no Brasil. A Argentina, achando que deveria ser a anfitriã da segunda Copa do Mundo, não participou em protesto.  Prevista para contar com 16 participantes, a Copa de 1950 recebeu apenas 13 seleções. O Uruguai conquistou seu segundo campeonato mundial, derrotando na final de forma surpreendente o Brasil por 2 x 1. Na primeira fase o Uruguai disputou apenas um jogo, no qual derrotou a Bolívia por 8x0 e se classificou para a fase final.
**********
ALEMANHA (1954) - A conquista da Copa do Mundo de 1954 pela Alemanha Ocidental foi uma grande surpresa, pois a Hungria era a grande favorita ao título, estando invicta por 32 jogos. A Alemanha já havia sido derrotada para a Hungria por 8x3 na primeira fase da competição. A surpresa da vitória alemã por 3x2 na final da Copa do Mundo 1954 foi tão grande, que o jogo ficou conhecido como o "Milagre de Berna". 
**********
BRASIL (1958) - O Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo, na Suécia, a única disputada na Europa e vencida por uma seleção não europeia, encantando o mundo com jogadores como Pelé, Didi, Vavá e Garrincha. Dezesseis seleções participaram dessa Copa. Na partida final o Brasil derrotou a anfitriã Suécia por 5 x 2, com os seguintes jogadores: Gilmar; Djalma Santos, Bellini, Orlando, Nilton Santos; Zito, Didi; Garrincha, Vavá, Pelé, Zagalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário