sexta-feira, 8 de março de 2019

HUMANITAS Nº 81 - MARÇO DE 2019 - PÁGINA DOIS

EDITORIAL

Fragilidade é força

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado no mundo como o Dia Internacional da Mulher.
Nesse dia - em 1857 - operárias de Nova Iorque entraram em greve, ocupando uma fábrica, para reduzir o horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.
Essas operárias - que recebiam menos de um terço do salário dos homens - foram fechadas na fábrica, onde aconteceu um incêndio e 130 delas morreram queimadas.
Já foi comprovado que a mulher sofre discriminação, principalmente na parte profissional. Ainda que seja competente, quando ocupa o mesmo cargo de um homem, seu salário é menor.
No entanto, a culpa disso não é somente dos homens, pois essa discriminação existe também por parte das próprias mulheres. Uma mulher, quase sempre não confia em outra para exercer um cargo importante e de confiança.
A mulher soube galgar e conquistar degraus na escada da vida, profissional, familiar e pessoal. Assim, ela nunca deve tentar se impor pela força, querendo mostrar "igualdade" com os homens, pelo contrário, deve fazer questão de ser sempre o "sexo frágil"
Este Humanitas se congratula com as mulheres e lembra que "fragilidade", não significa fraqueza, mas "sensibilidade".
A mulher inteligente deve fazer questão de ser considerada como um "vaso raro e frágil", para ser tratada com respeito, com carinho, com amor, com cuidado, e é nesse momento que ela mostra a "força" que tem.
A mulher não precisa de um dia específico. Todos os dias são dias das mulheres, pois elas estão vivas e atuantes!
Parabenizamos a mulher em todos os dias, em todas as horas, em todos os minutos e em todos os segundos, porque ela é sempre "mulher" o tempo todo.

Mulher: a luta pelo direito de “ser”
Ana Maria F. Leandro - Belo Horiznte/MG

É indispensável sempre lembrar e reconhecer o que a mulher sofreu na sociedade e na sua luta pelo “direito de SER”.
Fato oriundo de um sistema onde o homem é que tinha a autoridade, por influência da Igreja em conluio com políticas governamentais desde a Roma antiga.
A “Inquisição” foi o evento da história mais punitivo do gênero feminino. Pelo simples ato de demonstrar um conhecimento diferenciado dos homens ou do governo, a vítima era acusada de “bruxaria” sofrendo terríveis condenações, torturas e morte.
A Inquisição foi criada em 1233 pelo papa Gregório IX para combater o que denominava heresia. Somente em 2000, o Papa João Paulo II reconheceu os diversos erros e pediu perdão pelas iniquidades cometidas pela Igreja Católica.
Mas o processo de tirar da mulher o direito até de se expressar foi além da Inquisição. Grandes mulheres da história, que não se continham e se manifestavam, de forma explícita e declarada sofreram por isso.
Até o início do século XX, o voto, na maioria dos países, era um direito exclusivo dos homens – e ainda assim definido por fatores de status econômico e social. Foi já no século XX, que ativistas do gênero feminino se mobilizaram pelo direito à participação política e ficaram conhecidas como sufragistas.
Por absurdo que pareça, até hoje a ideia de que a mulher deva “apenas obedecer sem se manifestar”, continua em voga.
Existem casos de mulheres que passaram anos encarceradas pelo próprio pai, sem direito a sair de casa e sendo regularmente violentadas pelo mesmo.
Já houve muita alteração nessa realidade, mas são fatos atuais. Muitos homens não perceberam que a convivência se torna muito melhor, quando na parceria há diálogo, respeito recíproco por pontos de vista diferenciados.
No mercado de trabalho a mulher ainda sofre diferenciação e preconceitos. As empresas insistem em negar o fato no discurso, mas não na prática. Em relação aos salários, as mulheres têm renda anual média inferior à dos homens. A diferença ocorre mesmo quando a mulher tem anos a mais de estudo.
As mulheres contemporâneas precisam identificar que o avanço alcançado é consequência da ação individual, do enfrentamento, da decisão de evoluir, de buscar o melhor de si.  
Para “SER” é preciso mais que viver. É necessário também crescer e buscar educação, melhoria da escolaridade e do conhecimento, que proporcionam a superação dos obstáculos, e que se fazem essenciais para as conquistas humanas de qualquer que seja o sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário