terça-feira, 14 de maio de 2019

HUMANITAS Nº 83 - MAIO DE 2019 - PÁGINA 8

Parque público de inspiração europeia
 Especial do Humanitas
Os primeiros parques públicos no Brasil receberam a influência dos paisagistas europeus. Eles se espelhavam nos modelos dos belos jardins franceses e ingleses, que buscavam valorizar a flora regional e garantir uma qualidade de vida melhor às pessoas.
Em 1860, o engenheiro inglês William Martineau elaborou um projeto para a construção de um parque no Recife. Nele, estava incluído o jardim da Faculdade de Direito do Recife e as terras que vão desse local até a ponte Princesa Isabel.
 Em 1875, o engenheiro francês Emile Beringuer elaborou outro projeto que se assemelhava a alguns belos parques europeus, tais como o Parc Monceau, em Paris, e outros de Lisboa e de Bruxelas. Durante o governo do general Barbosa Lima (1892-1896), teve início a construção do Jardim 13 de Maio.
Mesmo não sendo o mais antigo, o Parque 13 de Maio é o primeiro parque urbano histórico do Recife. Foi entregue ao público no dia 30 de agosto de 1939, medindo 6,9 hectares, situando-se em uma área central da cidade. Burle Marx, um dos mais célebres paisagistas brasileiros, elaborou o projeto dos primeiros jardins públicos do parque.
No local foram plantados dendezeiros, palmeiras imperiais, palmeiras-leque, paus-brasil, flamboyants, acácias, fícus-benjamins, paus-d’arco, além de árvores frutíferas tais como jaqueiras, mangueiras, sapotizeiros, jambeiros, abacateiros e outras.
Na década de 1940, foi construído um restaurante - o Torre de Londres - posteriormente desativado. Nos anos 1950, uma quarta parte da área do parque foi utilizada para construir a Biblioteca Pública de Pernambuco e também quatro escolas públicas.
Em 1973 e 1976, ali foram empreendidas algumas reformas. Além de um mini-zoológico, o Parque 13 de Maio recebeu duas esculturas em concreto, feitas pelo artista Abelardo da Hora: o vendedor de caldo-de-cana, e dois sertanejos nordestinos, sentados, tocando violão. 
Nos anos 1980, por questão de segurança dos usuários e como medida de proteção contra o vandalismo o Parque 13 de Maio foi todo cercado com grades de ferro.
 
FONTE CONSULTADA:
VAINSENCHER, Semira Adler. Parque 13 de maio (Recife, PE). Fundação Joaquim Nabuco, Recife.
Disponível em:
 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário