segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

HUMANITAS Nº 56 – FEVEREIRO DE 2017 – PÁGINA 8


Carnaval!
Festa de cores e luzes!

Especial do Humanitas

No fim deste mês de fevereiro todos os rincões de Pernambuco entram em festa. É Carnaval!
A partir do sábado, 25 de fevereiro, a população estará curtindo o Carnaval de rua! O Frevo! O Maracatu! Os Caboclinhos!
Desde o fim de 2016 que os pernambucanos estão a se preparar para o reinado de Momo.
A folia está presente na alma do recifense, do olindense e dos demais habitantes de outros torrões da terra pernambucana, como se as vidas de todos dependessem dessa louca algazarra.
No sábado, 25 de fevereiro, a festa começa oficialmente.
Nessa data, o maior bloco carnavalesco do mundo, o “Galo da Madrugada” sai às ruas, abrindo a festa, que já teve início algumas semanas antes com as prévias dos blocos, clubes e troças.
Na Quarta-feira de Cinzas, quando a folia acaba, os mais diversos blocos denominados Bacalhau na Vara ainda levam milhares de foliões às ruas para um último adeus à dionisíaca festa, ao frevo, aos amores fugazes e aos sonhos passageiros nascidos em três dias.
Para quem não sabe, o Carnaval de Pernambuco, principalmente no Recife e em Olinda é uma festa genuinamente popular, ainda que os governantes queiram transformar o tradicional evento em algo diferenciado, negligenciando o povo e valorizando o carnaval fechado dentro de espaços apenas abertos para a elite.
Sua majestade, o “Frevo”, continua a reinar, consagrado como símbolo da identidade cultural pernambucana e Patrimônio Imaterial da Humanidade desde 5 de dezembro de 2012.
O Carnaval de Pernambuco é a festa de todos os ritmos. Tem, além do frevo, o maracatu, o samba, rock, e muitas cores, que se misturam num emaranhado de mulheres e homens, fantasiados ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário