segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

HUMANITAS Nº 56 – FEVEREIRO DE 2017 – PÁGINA 2


EDITORIAL

É Carnaval! É festa!

O Carnaval chegou!
No centro de tantas perspectivas inquietantes para o Brasil e para o mundo, o povo vai ter agora a oportunidade de substituir a tristeza pela alegria, nas ruas e nas avenidas, ao som do frevo, do samba, dos maracatus.
O Carnaval trará uma pausa refrescante, suada, sexual e etílica para que a população possa esquecer, nesses dias, o governo ou o desgoverno que tomou o poder através de um golpe de Estado judiciário/midiático.
O que se espera para este ano, logo depois que o Carnaval acabar, são coisas “para assustar frade de pedra”.
Porque, no Brasil, só depois do Carnaval é que as coisas começam a tomar formatos reais e, essas coisas, hoje, são horripilantes!
O Recife, Olinda e Pernambuco inteiro, porém, estão a postos para fazer com que tais sustos deem lugar às alegrias e às esperanças de renovação e que esse governo que não nos representa (porque não possui origem popular), seja defenestrado e enterrado sem honras, sem choros, sem velório.
É Carnaval!
Quem quer saber de governo ou desgoverno agora? Ainda que tal governo ou desgoverno esteja representado por traíras e salafrários da marca maior, a hora é de esquecer os problemas e de se entregar à folia.
Ninguém é de ferro!
O “Galo da Madrugada”, o “Homem da Meia-Noite”, “A Mulher do Dia”, os maracatus, os frevos, os sambas estão a postos no Recife, em Olinda e em todo Pernambuco, enaltecendo a vida.
Quando acabar a festa, voltaremos a nos preocupar com as coisas que estão a nos afetar.
Hoje, o Rei Momo é nosso governante!
Apareçam as ninfas dos amores casuais! Abram-se as garrafas de cervejas! Preparem as bocas para os beijos molhados e lúbricos!
Vamos frevar e sambar!
Carpe diem!
.............................
Ensinamento imoral
Christopher Hitchens (1949/2011) - Jornalista

Para ser um cristão você precisa acreditar que por 100 mil anos a espécie humana sofreu e morreu; muitas crianças morreram no parto, e outros seres humanos morreram vítimas da fome, das doenças e nas guerras.
Tudo isso durante 100 mil anos, “enquanto o CÉU observava em completa indiferença”. Então, há dois mil e poucos anos, o CÉU decidiu: “já chega disso, acho que é hora de fazermos algo”.
A melhor maneira de fazer algo seria condenar alguém a um sacrifício humano em algum lugar da região menos instruída do Oriente Médio. “Nada de alcançar os chineses. Na China, as pessoas sabem ler, estudar evidências e são civilizadas. Vamos ao deserto e façamos uma revelação lá”.
Então, inventaram um Cristo e fizeram o sacrifício humano para salvar o homem dos seus pecados.
Isso não faz sentido. Alguém que saiba pensar não pode ser partidário das ideias criadas pelos cristãos. O ensinamento do cristianismo é o mais imoral de todos: “o da redenção vicária”.
Você pode jogar os seus pecados em outra pessoa, o que é vulgarmente conhecido como ter um bode expiatório. Eu posso pagar a sua dívida se eu amo você. Eu posso ir para a prisão no seu lugar se eu lhe amar muito. Eu posso me voluntariar a isso.  
“Mas eu não posso lhe redimir dos seus pecados, porque eu não posso abolir a sua responsabilidade, e eu não deveria me oferecer para fazer isso”. 
A sua responsabilidade precisa permanecer com você. Não existe redenção.
Isso consegue até poluir a questão central, a palavra que eu acabei de usar, a palavra mais importante de todas: a palavra amor, ao tornar o amor compulsório, ao dizer que você tem que amar.
Você tem que amar ao seu vizinho como a si mesmo, algo que você na verdade não consegue fazer. “Você sempre acabará falhando, então sempre poderá ser considerado culpado”. O cristianismo também diz que você tem de amar alguém a quem você também precisa temer.
Esse alguém é um ser supremo, um pai eterno, alguém de quem você deve ter medo, mas também deve amar. E se você falhar nessa tarefa é um pecador imundo.
Isso não é sadio. “É um sistema totalitário”. Existindo um deus eterno e imutável, que possa fazer e exigir tais coisas, então viveríamos sob uma ditadura.
Uma ditadura que nunca desaparecerá. Uma ditadura que sabe tudo o que pensamos e que pode nos condenar por crimes de pensamento e a uma punição eterna por ações que nós estamos fadados a tomar desde que nascemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário