quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

HUMANITAS Nº 30 - DEZEMBRO DE 2014 - PÁGINA 4

25 de dezembro: a antiga comemoração de uma lenda
Rafael Rocha – Recife/PE

A escolha do dia de natal para comemorar o nascimento de uma lenda chamada Jesus Cristo foi um aproveitamento pelos romanos de uma importante festa pagã que acontecia todos os anos no dia 25 de dezembro. Os romanos "cristianizaram" a data no ano de 354 da era comum. A festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti (nascimento do sol invencível), era uma homenagem ao deus persa Mitra, bastante popular em Roma e ocorria durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa e costuma ser perto de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25.
A comemoração da data surgiu alguns séculos depois com o objetivo de conter os cultos pagãos e fazer com que a Igreja Católica ganhasse mais força e poder.  Tudo que o cristianismo fez foi incorporar no seu próprio calendário de celebrações as tradições populares pré-existentes. Ainda mais porque os chefões da igreja perceberam que os próprios cristãos manifestavam forte inclinação para os festejos pagãos, e seria muito difícil desviá-los dessa tendência.
Portanto, nada mais simples e melhor do que trazer os cultos pagãos para dentro da Igreja para dessa forma controlar melhor os povos.
Jesus Cristo, o pretenso deus cristão é, na realidade, uma lenda copiada de outras lendas dos deuses de mistério também nascidos em 25 de dezembro, tais como Mitra (persa/romano), Hórus (egípcio), Dionísio (grego), Krishna (hindu/indiano), dentre outros. Um mero plágio desses mitos. Portanto, Cristo não é outro senão uma velha e antiga lenda. O último dos plágios do também mitológico Mitra.
No dia 25 de Dezembro, os cristãos comemoram o nascimento de um deus solar, adorado pelos antigos persas e pelos romanos. Essa adoração é passada de geração a geração.
Os antigos romanos, bastante tolerantes em matéria de religião, incorporaram Mitra ao seu panteão divino, tal como fizeram com os deuses gregos e de outros locais por eles conquistados. O sincretismo romano adaptou Mitra aos costumes de Roma, inclusive vários deuses anteriores ao messianismo judeu, dando assim origem à lenda do nascimento do Cristo.
Os poderes religiosos e estatais teimam em repetir sempre o mito de que existe apenas um deus verdadeiro nascido de uma virgem no dia 25 de Dezembro. Continuam a insistir em tornar esse dia um símbolo, propagando-o como uma data especial para atuar em fraternidade, exercer o amor, o perdão, a paz etc. Será que é preciso apenas um dia para ser fraterno, amoroso e pacífico?
Ora, se o ano tem 365 dias no calendário, por que apenas uma data serve para isso? O amor, a fraternidade, o perdão e a paz devem ser coisas a serem esquecidas nos outros dias do ano?
E sobre a árvore de natal? Também é um ritual pertencente à tradição pagã europeia. A árvore constitui um tema pagão recorrente, céltico e druídico, presente tanto no mundo antigo quanto no medieval, de onde foi assimilado pelo cristianismo.
Deve remontar ao século 16 na Alemanha. O professor de etnologia em Marburgo, Ingeborg Weber-Keller, identificou entre as primeiras referências históricas da tradição, uma crônica de Bremen de 1570, segundo a qual uma árvore da cidade era decorada com maçãs, nozes, tâmaras e flores de papel. Na Letônia, a cidade de Riga é uma das que dizem que a primeira árvore de natal da história ali nasceu no ano de 1510.

Nenhum comentário:

Postar um comentário