quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

HUMANITAS Nº 30 - DEZEMBRO DE 2014 - PÁGINA 2

EDITORIAL
A TENDÊNCIA MÍTICA DA MENTIRA TORNADA VERDADE

O dia 25 de Dezembro foi uma data tirada das festas dos pagãos nos primórdios da igreja católica, cujos líderes desejavam incrustar o cristianismo na mente popular. Eles adotaram o dia de adoração ao Sol Invictus comemorado pelos romanos como sendo o dia de nascimento de seu deus cristão. O dia do Sol Invictus idolatrava o deus persa Mitra.
Foi uma data criada hipoteticamente com festejos originários das crenças de outros povos não cristãos que tinham muito mais motivos para comemorar o advento do sol. Em suas terras, quando do solstício de inverno, no hemisfério norte, o astro-rei era cultuado por trazer luz, calor, colheitas etc.
O dia 25 de Dezembro, denominado Dia de Natal, é simplesmente o dia do sol. Mas alguns seres humanos criaram uma propaganda específica para esse dia com o objetivo de incutir na cabeça dos ingênuos que um deus cristão havia nascido nessa data e que as pessoas deviam presentear e amar e perdoar e serem fraternas.
Ora, será apenas em tempo de festas, de lantejoulas, de estrelinha guia e de fogos de artifícios que homens e mulheres devem mostrar fraternidade e amor uns a outros? Isso é tendência mítica introduzida pelo cristianismo nas mentes catequizadas, utilizando a filosofia do medo e da adoração à morte para alavancar na mente humana um paraíso inexistente.
Por paradoxal que pareça, gente que odiou o próximo durante o ano inteiro começa a dar abraços, presentes, cartões de boas festas para esse mesmo próximo. Todos ficam cegos no centro do niilismo do mundo moderno, criando uma embalagem religiosa para a data e extrapolando pelo mundo a hipocrisia mais natural.
Nenhum deus nasceu no dia 25 de dezembro. O deus cristão é uma imitação muito bem feita copiada de outros deuses ainda mais antigos e inexistentes. Prove-se o contrário que mudaremos nossa opinião.
.......................
CARTAS DOS LEITORES

Uma publicação que leva o ser humano a pensar. Geruza Carvalho – Recife/PE
****
Um pequeno jornal feito com grandes ideias e grandes intelectos. Marcos Antonio de Oliveira – Salvador/BA
****
A linha editorial do Humanitas é corajosa. Luta pela verdade com denodo. Nilma Accioly Lins – Belo Horizonte/MG
****
O Humanitas mostra a verdade em primeiro plano. José Antonio Costa Lima – São Paulo/SP
........................
A FRAGILIDADE DO CRISTIANISMO
Friedrich NietzscheEspecial para o Humanitas

O cristianismo tomou o partido de tudo o que é fraco, baixo, incapaz, e transformou em um ideal a oposição aos instintos de conservação da vida saudável.
E até corrompeu a faculdade daquelas naturezas intelectualmente poderosas, ensinando que os valores superiores do intelecto não passam de pecados, desvios, tentações.
O mais lamentável exemplo: a concepção de Pascal, que julgava estar a sua razão corrompida pelo pecado original; estava corrompida sim, mas apenas pelo seu cristianismo!
No cristianismo nem a moral nem a religião têm qualquer ponto de contato com a realidade.
São oferecidas causas puramente imaginárias (deus, alma, eu, espírito, livre arbítrio – ou mesmo o não-livre) e efeitos puramente imaginários (pecado, salvação, graça, punição, remissão dos pecados).
Intercurso entre seres imaginários (deus, espíritos, almas); a história natural imaginária (uma negação total do conceito de causas naturais);  psicologia imaginária (interpretações equivocadas de sentimentos gerais agradáveis ou desagradáveis, por exemplo, os estados do nervus sympathicus com a ajuda da linguagem simbólica da idiossincrasia moral-religiosa – arrependimento, peso na consciência, tentação do demônio, a presença de deus); uma teleologia imaginária (o reino de deus, o juízo final, a vida eterna).
Enquanto o padre, esse negador, caluniador e envenenador da vida por profissão for aceito como uma variedade de homem superior, não poderá haver resposta à pergunta: o que é a verdade? A verdade já foi posta de cabeça para baixo quando o advogado do nada foi confundido com o representante da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário