sexta-feira, 28 de novembro de 2014

HUMANITAS Nº 30 - DEZEMBRO DE 2014 - PÁGINA 1


FELIZ ANIVERSÁRIO A TODOS OS DEUSES
NASCIDOS EM 25 DE DEZEMBRO

Lendas são lendas. E não poderia deixar de ser no tocante às lendas divinas. Neste mês de dezembro os principais mitos divinos festejam seus aniversários no dia 25.
Como salienta o jornalista Rafael Rocha em seu artigo na página 4 deste Humanitas, “a escolha do dia de natal para comemorar o nascimento de uma lenda chamada Jesus Cristo foi um aproveitamento pelos romanos de uma importante festa pagã que acontecia todos os anos no dia 25 de dezembro”.
Segundo ele, “a festa pagã chamada de “Natalis Solis Invicti” (nascimento do sol invencível), era uma homenagem ao deus persa Mitra, bastante popular em Roma”.
...................
BOAS FESTAS PARA TODOS!

Aproveitamos a ocasião para esclarecer: o Humanitas não comemora o nascimento de nenhum deus e de nenhuma lenda bíblica. 
Comemoramos o fim de um ciclo em torno do sol e a oportunidade de encontrar ou reencontrar pessoas queridas.
Comemoramos a beleza de estarmos vivos, pois a única certeza é esta vida e mais nenhuma outra.
Comemoramos o fim de 365 dias de vitórias, fracassos e aprendizados. Somos livres pensadores críticos e obcecados pelo conhecimento. Um brinde a isso!
Ficamos alegres ao lado de nossos amigos e familiares sem necessidade de fantasias sobrenaturais. A questão é saber amar. Amamos com a intensidade e com a certeza de que nunca mais teremos outras chances de exercer esse amor.
Comemoramos a existência de nossos leitores no “Dia do Sol Invictus”. Que todos tenham um final de ano maravilhoso ao lado dos seus amados. Carpe diem!”
...................
Zizi pede uma boneca especial a Papai Noel

O desejo de toda criança é receber um belo presente no dia de natal. E isso acontecia também com Zizi, que sonhava em ganhar uma boneca que chorasse e revirasse os olhos. Assim ela fez o pedido a Papai Noel e ficou aguardando ansiosamente.
A mãe dela sabia desse desejo e lastimava não poder realizar o sonho como sua filha queria.
Este é o tema do conto inserido na página 5 desta edição, de autoria do advogado, escritor e poeta Valdeci Ferraz.
.......................
MAIS:

Eutanásia é o tema tratado pelo médico Antônio Carlos Gomes na página 8 desta edição.
****
A escritora Ana Maria Leandro comenta sobre o analfabetismo e a necessidade urgente de luta contra esse problema tanto por parte do governo como das empresas. Leia na página 7.
****
O autodidata Carlos Demócrito A. de Lima disserta sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos na página 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário