quinta-feira, 13 de novembro de 2014

HUMANITAS Nº 29 - NOVEMBRO DE 2014 - PÁGINA 6

Ainda restam morangos
Ana Maria Ferreira Leandro – Belo Horizonte/MG

Levantei-me mais cedo do que de costume, querendo fazer um desjejum diferente, quem sabe “lá fora”. “Vou fazer uma linda mesa na varanda, com direito a tomar café olhando as montanhas”, pensei. E parti para a tarefa de montagem.
Olhei o mamão papaia na parte mais baixa da geladeira e o vi começando a se enverrugar, irritado com uma longa espera de ser saboreado. Já molengo para ser picado, alguns dias mais ele iria para o lixo, coisa que ele não desejava; preferia o ciclo orgânico humano mais vivo e agitado.
Decidi por fazer uma vitamina com o pequeno mamão e bananas nanicas. O tom ficou avermelhado claro, quase róseo e eu gostei do efeito. Coloquei uma pequena mesa na varanda, forrei com a toalha floral de fundo azul, que não pode faltar e comecei a complementar o “banquete”, com café quentinho, pãezinhos de cereais e bolo.
Colocadas as xícaras, fui buscar a jarra bonita da vitamina, eufórica com o ambiente criado, para uma manhã que eu recriara de repente. As varredeiras lá fora enchiam a rua com conversas e risos limpos e pensei que afinal tenho muita sorte de ter varanda, montanhas e mamão papaia enrugado.
Eis que na minha euforia, já na varanda, deixo escapar o jarro das mãos e todo o líquido precioso se esparrama pelo piso de ardósia. O jarro feito de vidro forte temperado não se quebrou, mas o conteúdo estava perdido. Isso fora a necessidade de uma formidável empreitada de limpeza do piso. Foi quando ouvi uma das varredeiras gritar para a outra lá fora: “quando perdi meu último emprego na casa dos “bacanas”, pensei que ia ficar louca, mas logo encontrei este de varredeira de rua e estou feliz! Aqui a gente até trabalha mais contente!”
Olhei para o chão, envergonhada de minha frustração com o episódio, que acabara de ser protagonista. E então lembrei: “ainda me restam morangos na geladeira. Batidos com bananas resultarão em um líquido róseo, como o que derramou”.
Parti para a empreitada da limpeza, com rodo, balde d’água e sabão, reacendendo o brilho da ardósia. A seguir fui fabricar a nova vitamina rosada, trazendo triunfante entre os braços apertados, novamente o jarro cheio. Depois chamei meu marido que dormitava, inconsciente dos meus "vôos" em uma nova manhã e convidei-o para o desjejum.
Findo o lanche, postei-me na cadeira a fitar o horizonte e a pensar: “para quantas pessoas mais, ainda existirão morangos?”
“Aquela outra oportunidade, o emprego que até ficou melhor do que o anterior, que tantas angústias causava? Por que não há mais aquele mercado, onde o bom profissional tinha alternativas de escolhas, compatíveis com suas crenças e suas verdades? Para que país caminhamos, sem reservas de morangos, que produzam líquidos róseos?”
Mas não; não cabiam estes pensamentos! A varredeira havia me dado a lição do dia: ainda existem morangos! Eles estão escondidos, talvez na couraça dos nossos medos, que nos impedem de acordar mais cedo e recriar manhãs. Eles estão sob a fumaça do terrorismo, que eclode em resposta à escravização humana.
Milênios já se passaram de história e os homens ainda não aprenderam, que a superação humana não se faz sobre o outro, mas sobre si mesmo. Ameaças, sempre ameaças, de cá e de lá. “Nós os destruiremos na surdina”, ameaça um lado. “Não ousem”, ruge o outro lado acuado pelo medo, pois eles já viram que também são vulneráveis!
A força e o poder estabelecendo o pânico, um lado escondido em cavernas, o outro no poder econômico.
No meio do caos, morrem inocentes e suicidas, por causas que eles mesmos desconhecem.
Quem sairá vencedor?
Mas será possível que não enxergam, que “não há vencedores nesta guerra?!”
Da varanda de minha casa fitei de novo as montanhas e perguntei, “até quando elas existirão?” Enquanto assim altaneiras, num rasgo verde sobre o céu anil, são ainda um privilégio abençoado pela natureza.
Perderemos nós também, esses morangos que nos restam?
Sabotados por estratégias de entreguismo, ou pela avassaladora avalanche do crime organizado, nascido no leito dos problemas sociais, nutridos por uma educação deficiente e aliado a uma política econômica de atrofiamento ao trabalho e à produção vamos perdendo nossas reservas de morangos...
Não, não quero acreditar que perderemos a força, o vigor e a alegria, que sempre marcaram esta gente brasileira. Seguiremos na luta pela democracia. Uma luta desarmada.
No trabalho, na capacidade de se sentir feliz em varrer a rua, na página de empregos que tão poucas oportunidades apresenta, mas quem sabe, lá entre elas, está o “seu morango?”
Não nos entregaremos e não nos aliaremos à insanidade do falso poder, aquele que julga se alimentar da supremacia sobre o outro.
Mas não há felicidade onde existe o egoísmo.
E não há felicidade individual, de grupos, ou de uma raça, enquanto não for possível encontrá-la em cada próximo com que cruzarmos, e em cada povo que conosco dividir o planeta, o universo, ou qualquer outra que seja a instância existencial...

Nenhum comentário:

Postar um comentário