quinta-feira, 13 de novembro de 2014

HUMANITAS Nº 29 - NOVEMBRO DE 2014 - PÁGINA 3


REFÚGIO POÉTICO

Boêmio 
Antonio Carlos Gomes - Guarujá/SP 

Boêmio é o que procura a vida
Sem o mapa do tesouro.

Que vive a noite esperando o dia
Onde está o destino imaginário

Que cheira álcool e pensa flores
Que para rimar lhe abrirão amores
Talvez o amor seja um cheiro doce
Que apenas o faça sonhar.

Boêmio é repetir
Repetir o mesmo lugar
Esperando encontrar outro
Sem dar passo nenhum.

É vaporar no etílico
Fantasias, sempre fortes
De amor eterno
De eterna morte

É chorar no violão
A canção nostálgica
De uma paixão
Que nunca aconteceu.

Boêmio é homem brilhante
Que vive triunfante
Mas não nasceu.
........
HOMENAGEM A CECÍLIA MEIRELES

Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Em 1919 publicou seu primeiro livro de poesias, "Espectro". Seguiram-se "Nunca mais... e Poema dos Poemas", em 1923, e "Baladas para El-Rei”, em 1925. Casa-se, em 1922, com o pintor português Fernando Correia Dias, com quem tem três filhas:  Maria Elvira, Maria Mathilde e Maria Fernanda, esta última artista teatral consagrada.  Publica, em Lisboa - Portugal, o ensaio "O Espírito Vitorioso", uma apologia do Simbolismo.
O marido Correia Dias suicida-se em 1935 e, em 1940, Cecília casa-se  com o professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo. De 1930 a 1931, mantém no Diário de Notícias uma página diária sobre problemas de educação.
Em 1934, organiza a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro, ao dirigir o Centro Infantil, que funcionou durante quatro anos no antigo Pavilhão Mourisco, no bairro de Botafogo.
A concessão do Prêmio de Poesia Olavo Bilac, pela Academia Brasileira de Letras, ao seu livro Viagem, em 1939, resultou em animados debates, que tornaram manifesta a alta qualidade de sua poesia. Publica, em 1939/1940, em Lisboa - Portugal, em capítulos, "Olhinhos de Gato" na revista Ocidente. Em 1940, leciona Literatura e Cultura Brasileira na Universidade do Texas (USA).
Em 1942, torna-se sócia honorária do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro (RJ). Aposenta-se em 1951 como diretora de escola, porém continua a trabalhar, como produtora e redatora de programas culturais, na Rádio Ministério da Educação, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1952, torna-se Oficial da Ordem de Mérito do Chile, honraria concedida pelo país vizinho.
Realiza numerosas viagens aos Estados Unidos, à Europa, à Ásia e à África, fazendo conferências, em diferentes países, sobre Literatura, Educação e Folclore, em cujos estudos se especializou. Em Délhi, Índia, no ano de 1953, é agraciada com  o título de Doutora Honoris Causa da Universidade de Délhi.
Faleceu no Rio de Janeiro no dia 9 de novembro de 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário