quinta-feira, 13 de novembro de 2014

HUMANITAS Nº 29 - NOVEMBRO DE 2014 - PÁGINA 2


EDITORIAL

Equilíbrio versus desequilíbrio

Equilíbrio é a base da vida. Sem equilíbrio as vidas humanas, animais e vegetais não coexistem. Isso também tem ligação na política. O equilíbrio impede que um país se sobreponha a outro, subjugando os mais fracos.
Quando existiam duas forças antagônicas no mundo no século passado, os EUA de um lado e a União Soviética do outro havia um equilíbrio no mundo. Hoje temos os EUA e no extremo oposto, a China.
O mesmo processo pode e deve acontecer na religião. Se deixarmos que uma força religiosa cresça por sobre as outras ocorrerá um desequilíbrio de paixões. Essa força se expandirá de tal forma que terminará por dominar um país, encaminhando-o para uma teocracia.
O poder de fogo dos evangélicos fundamentalistas está a trazer esse perigoso precedente para o Brasil. Arrecadando cada vez mais dinheiro e poder as seitas fundamentalistas ganham força. É preciso que apareça algo para se contrapor a elas.
O fundamentalismo evangélico é um perigo para a liberdade de pensamento e de expressão. Se o Brasil é um estado laico (e temos de lutar para que continue sendo) os evangélicos fundamentalistas cristãos representam o atraso e um perigoso retrocesso.
Na verdade, o caminho político que nosso país segue no tocante à religião não é promissor para quem deseja viver em paz, exercendo ideias livres e pensamentos próprios. O governo e os legisladores são os principais culpados quando não fiscalizam as entidades religiosas, dando-lhes liberdade e privilégios. Assim, surgem os espertalhões, montando impérios de poder e de dinheiro, utilizando para isso o nome de um deus.
Tem de aparecer uma força para se contrapor a essa força. E logo.
..........

CARTAS DOS LEITORES

Gostei do novo formato do jornal. O importante é que ele continue a chegar às mãos dos leitores. Karla Mendes – Salvador/BA
******
Adoro ler o Humanitas. Um jornal corajoso. Sílvio Rocha – Natal/RN
******
O Humanitas é uma criação especial e gosto muito de lê-lo. Cláudia Carvalho – Rio de Janeiro/RJ
******
Sugiro que alguém escreva algo sobre a eutanásia. Marcelo Vieira de Lima – Recife/PE
............
Água: miséria pouca é bobagem
Antonio Carlos Gomes – Guarujá/SP

Com a represa de Cantareira seca em São Paulo a escassez de água tornou-se uma realidade.
A hiper metrópole com toda poluição própria da aglomeração dos humanos com seus carros e a dificuldade de realizar uma higiene mais demorada, causou enorme mal-estar.
As famílias de maiores posses, possuidoras de casas e apartamentos no litoral, apesar do frio relativo de final de Inverno, começaram migrar nos finais de semana para a baixada.
É possível, sem muito esforço, imaginar a alegria de demoradamente estas pessoas lavarem os cabelos, o ouvido, os pés... (não vamos ser maliciosos).
Passam em sua propriedade o final de semana, já que a caixa está cheia de água e o lado Atlântico da Serra do Mar não sofre com a estiagem.
No domingo, enchem alguns galões do precioso líquido e retornam à lida diária.
Uma afecção respiratória esperava os visitantes, a população local apresentava o nariz entupido, coriza, uma tosse forte de origem na garganta que chegava afogar e febrícula com dor no corpo. Certamente muitos adquiriram tal doença aqui aportando.
Voltaram para a capital hidratados e resfriados, como se diz no ditado: “Miséria pouca é bobagem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário