quinta-feira, 27 de outubro de 2016

AUTODIDATA (resposta ao posicionamento de um leitor)

Infelizmente, muitas pessoas não sabem o que vem a ser autodidata. Consideramos que antes de quaisquer críticas contra ser autodidata busquem informações. Um autodidata pode saber muito mais coisas e criar muito mais coisas do que outros considerados “gênios”, porque é livre para estudar e angariar conhecimentos nas mais diversas áreas do pensamento e das ciências. Para quem busca rebaixar o autodidatismo, como se o autodidata fosse apenas uma pessoa que copia o conhecimentos dos “gênios” e que fica em cima do muro, eis um pequeno resumo:
AUTODIDATA é a pessoa extremamente curiosa, que aprende de forma autônoma, por seu próprio esforço, através da pesquisa, buscando informações sobre determinado assunto. Passa por um processo de autoeducação. Quer descobrir tudo a respeito do seu objeto de interesse e para isso frequenta bibliotecas, consulta dicionários, enciclopédias, sites na web, faz pesquisa bibliográfica até acabar com todas as dúvidas que tenha.
Para o autodidata, o processo de pesquisa acaba sendo mais valioso que o próprio resultado, pois ao buscar uma informação, acaba se apropriando de vários outros conhecimentos.
Alguns autodidatas famosos: Bill Gates (fundador da Microsoft), Alexander Graham Bell (cineasta e inventor) Stanley Kubrick (cineasta), Leonardo da Vinci (pintor, engenheiro, cientista do Renascimento), Woody Allen (cineasta, musico, roteirista, escritor), Henry Ford (fundador da Ford), Charles Dickens (romancista), Walt Disney (cineasta, produtor e animador), Albert Einstein (físico), Jimi Hendrix (guitarrista, cantor, compositor e produtor), Santos Dumont (inventor do avião), George Harrsson (ex-guitarrista da banda inglesa The Beatles), José Saramago (escritor), Machado de Assis (escritor), Wolfgang Amadeus Mozart (grande nome da música), Steve Jobs (pioneiro do desenvolvimento dos microcomputadores) entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário