sábado, 28 de novembro de 2015

HUMANITAS Nº 42 – DEZEMBRO DE 2015 – PÁGINA 8

Brasil! Meu amor de hoje e sempre...
Especial para o Humanitas
Ana Maria Leandro integra a Academia Mineira de Letras e colabora com o Humanitas há três anos. Escritora e jornalista em Belo Horizonte/MG

Não é frequente, mas acontece, de se ouvir algum brasileiro dizer que gostaria que o Brasil retornasse ao regime governamental ditatorial militar.
Se não viveu aquela época, é possível que sua juventude não lhe permita ainda entender que ditadura é como um processo necessário àqueles que não sabem viver a liberdade, portanto, necessitam de estar no subjugo de um poder centralizador, uma vez que o povo não tem competência para fazer escolhas. O que é lamentável. Seria como qualquer um de nós, considerarmos que não temos competência para andar com as próprias pernas.
É como disse uma vez o inesquecível poeta e escritor Rubem Alves: “Às vezes tenho saudades da ditadura. Meu amigo que me ouvia se horrorizou. Aí eu expliquei: é que no tempo da ditadura a gente tinha uma explicação para as desgraças do país e dizia: a gente está assim, porque tiraram a liberdade da gente! Os milicos, bode expiatório. Quando existe um bode expiatório todo mundo fica de acordo, unido contra ele. E a gente sonhava: no dia em que a liberdade voltar, tudo vai ficar diferente...” (Cenas da vida - Página 61 - Rubem A. Alves – 1997 – O fim da banda).
Verdadeiro, mas este reconhecimento daria uma tese. Estamos sempre sonhando com o que não temos. Parece até que o ser humano, precisa ser triste para ter a esperança de ser feliz!
Como se não soubéssemos ou considerássemos uma mágica ainda não dominada, a união pelo bem comum. Como se merecêssemos mesmo ficar na eterna espera de um tempo que seja bom...
É que existem pessoas que não sabem mesmo viver a experiência da liberdade responsável. Essa liberdade que nos arranca de nós mesmos e se põe de pé corajosamente frente a qualquer adversidade. Esta que, ancorada em princípios e valores éticos e humanos, sabe muito bem que o melhor é ser dono de si mesmo, capaz de fazer escolhas e decidir com competência seus caminhos.
Numa autêntica democracia, as prisões foram feitas para os que, não sabendo viver dignamente a liberdade, precisam ser aprisionados para evitar que prejudiquem o próximo e até a si mesmo.
O Brasil, embora a mais de meio milênio após sua descoberta oficial, continua em construção desta, pois o sistema ainda não conseguiu fazer com que isto assim sempre ocorresse na mais autêntica essência da justiça.
Mas desistir da luta de até então é recuar a locomotiva do tempo. Sem medirmos os palmos das vitórias, vamos é amargando a dor de cada luta. Já viu alguém usufruir da belíssima paisagem do cume de um monte, sem enfrentar sua escalada?
Mas, me disse um amigo, é horrível esse sentimento de que estamos rolando uma ladeira abaixo.
É verdade! Até na vida pessoal sentimos essas vertigens, e ai de nós, se não fosse nossa capacidade de nos levantarmos e continuarmos tentando andar para frente. É justamente o direito desta luta, que a democracia nos dá. Não há felicidade para se guardar como um troféu, mas para se enfrentar as dificuldades das conquistas.
A economia é uma ameaça? Sim. Em qualquer regime e em qualquer país a economia é a grande espada apontada sobre todas as cabeças de um povo. Pois mutável como as marés, não é a lua que determina suas alterações, mas cada um e todos que fazem parte do planeta.
Sem reduzir a grande responsabilidade de gestão dos governantes é absurdo o egoísmo extremo, que nos faz pensar apenas individualmente na própria sobrevivência. As ameaças fazem parte da existência, até mesmo para determinar o próprio fim de cada um de nós.
E isto é viver: lutar pela vida! Para que este fim se alongue e se faça válido. Buscar o conhecimento para saber distinguir o mal do bem, somar forças porque isolados somos mais fracos. Sempre vi as pessoas lamentando perdas do passado, do tipo “Eu era feliz e não sabia”(Ataulpho Alves “Meus tempos de criança”). Que me desculpe o grande autor, mas “felicidade” é a capacidade de assim se sentir no exato tempo de ser...
E de viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário