quinta-feira, 26 de novembro de 2015

HUMANITAS Nº 42 – DEZEMBRO DE 2015 – PÁGINA 7

Machistas, fascistas, evangélicos e reacionários reclamam do Enem 2015
 Anne Christine Mendes - Olinda/PE

“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino”. Simone de Beauvoir visitou a juventude brasileira, desta vez nas provas do Enem 2015, com uma questão retirada do seu livro “O Segundo Sexo”, colocando em xeque a ideologia machista que ainda persiste no país.
Os conservadores e os que não têm embasamento histórico criticaram tanto o uso dessa questão como as abordagens referentes ao educador Paulo Freire e ao filósofo marxista Slavoj Zizek, esquecendo-se de falar sobre filósofos de direita que também foram abordados nas questões da prova, como David Hume e São Tomas de Aquino
Os reacionários vomitaram besteiradas. E no segundo dia de prova em vez de vômitos tiveram de cagar imbecilidades ao tomarem conhecimento do tema da redação “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
Até dentro do Congresso Nacional vieram as caganeiras nas pessoas dos deputados Jair Bolsonaro e Marcos Feliciano, os quais declararam que o Enem 2015 foi uma “doutrinação ideológica do governo Dilma Rousseff”.
Doutrinação ideológica? E aqueles que andam com uma bíblia debaixo do braço visitando as pessoas porta a porta não fazem doutrinação ideológica?
O que será que tais reacionários entendem como doutrinação?
Valeu para as mulheres! Valeu para as feministas! Vale nota zero para quem não se posicionou corretamente dentro do tema da redação, que teve a ousadia de avaliar questões de desigualdade de gênero.
Sim! Muita gente substituiu o machismo pela nota zero na prova do Enem deste ano.
A direita reacionária do Brasil quer porque quer que as escolas e as faculdades (públicas ou particulares) funcionem de tal forma que possam manter no auge a ignorância dos estudantes brasileiros, censurando tudo que diga respeito às questões de gênero, ao racismo, à comunidade LGBT e outros segmentos minoritários.
A crítica dos reacionários ao Enem 2015 chega a ser infantil de tão pobre, por desconhecimento total da História da Humanidade.
Essa ignorância intelectual envolve uma grande parte da sociedade brasileira, tudo isso fruto de um ódio exacerbado alimentado pela oposição retrógada e pela Grande Mídia ao Partido dos Trabalhadores, bem como pela falta total de visão social.
As reclamações contra o tema feminismo, no Enem 2015, mostram o machismo e a falta de leitura de uma parte da juventude e de grande parcela da sociedade de nosso país.
Falou muito bem a presidente Dilma Roussef quando se manifestou favorável às questões postas na prova do Enem, realizadas entre os dias 24 e 25 de outubro: “A sociedade brasileira precisa combater a violência contra a mulher”.
Veja o que o professor Thomas Henrique de Toledo escreveu em seu blog na internet, visando os fascistas e fundamentalistas que estão a reclamar da presença de Simone de Beauvoir na prova do Enem deste ano:
“Ninguém nasce homem, torna-se homem. Para ser homem, é preciso respeitar a mulher e reconhecer seus direitos e aspirações na sociedade moderna. Foi isso que as feministas vieram ensinar aos homens que se acostumaram a pisar nas mulheres por causa dos valores anacrônicos do patriarcado que vocês (fascistas e evangélicos fundamentalistas) tentam promover”.
Estou de acordo! Parabéns ao MEC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário