quinta-feira, 26 de novembro de 2015

HUMANITAS Nº 42 – DEZEMBRO DE 2015 – PÁGINA 6

GOLPE É SEMPRE DA DIREITA 
SÓ MUDA FIGURINO E CABELO

O cineasta Jorge Furtado disse em artigo publicado na internet que de tempos em tempos a democracia brasileira é interrompida por golpes patrocinados pelas suas elites. Os motivos alegados – já que os verdadeiros são inconfessáveis – são geralmente os mesmos: corrupção, desgoverno, bagunça, crise, populismo. Os golpistas e os jornais que os apoiam também variam pouco, sempre é a direita contrariada pela perda de poder, só muda o figurino e o cabelo.
..........................
A MÍDIA TRANSFORMA OS JOVENS 
EM ADULTOS IDIOTAS

Em programas humorísticos, filmes, novelas ou seriados, quando a mídia apresenta um jovem estudante apegado a livros, ela o apelida de "CDF ou NERD"; ou seja, o personagem tem óculos fundo de garrafa, é ridículo, antissocial e nenhuma garota o quer. Mas o aluno que gazeia aula e que odeia livros é apresentado pela mídia como descolado, bronzeado e bonitão, surfista, bom de praia e que pega todo tipo de mulher! A Mídia é feita pelos ricos e quer que os jovens sejam idiotas, para que quando se tornarem adultos continuem escravos do capital.
.................................
AGORA CHAMAM TRABALHO A 
NOVA ESCRAVIDÃO HUMANA

A escravidão ainda não acabou. O novo feitor do trabalho escravo em todo mundo é qualquer departamento de Recursos Humanos, que defende a verdade única do patrão. Na verdade, a palavra trabalho tem origem do latim tripalium, uma espécie de instrumento de tortura ou canga (peça de madeira que prende os bois pelo pescoço e os liga ao carro ou ao arado). Os nobres, os senhores feudais e os vencedores não trabalhavam. Para eles o trabalho era uma espécie de castigo, e até hoje isso continua valendo para as elites ricas.
............................................
AMOR E CASAMENTO, SEGUNDO 
CHARLES BUKOWSKI

O amor é uma espécie de preconceito, diz Bukowski. A gente ama o que precisa, ama o que faz sentir bem, ama o que é conveniente. Como você pode dizer que ama uma pessoa quando há dez mil outras no mundo que você amaria mais se conhecesse? Mas a gente nunca conhece. E o que significa casamento? Apenas uma foda santificada e toda foda santificada, sempre, em última análise, acaba, infalivelmente, ficando chata e se transformando em obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário