sexta-feira, 25 de março de 2016

HUMANITAS Nº 46 – ABRIL DE 2016 – PÁGINA TRÊS

REFÚGIO POÉTICO

POETA DO MÊS

Celso Mendes é médico pediatra, natural de Itapetininga/SP, e residente em Itapira/SP. De acordo com ele, escrever é um hobby. Livro publicado: "Trajetórias", pela Editora Utopia, além de participação na segunda e na terceira Antologia do Bar do Escritor, em Itapira.

Gargalhadas
Rafael Rocha – Recife/PE
Do livro Marcos do Tempo – 2010

Amada, quando a dor bater em tua porta
Tenta lembrar de mim e gargalhar comigo
Recordando os instantes das desditas
Acabadas em anseios gloriosos

Nos teus momentos de escuridão
Recorda a mim e deixa o riso voar
Lembrando quando eu dizia que teus olhos
De tão pequenos eram pétalas de flores desconhecidas

Amada, quando ficares sem meu corpo
Não deixe as lágrimas deslizando na face
Ria, pois a tua risada sempre foi para mim
Uma das ganâncias maiores de minha vida

Em qualquer lugar onde eu ficar, amada
E escutar teu riso cristalino
Estarei dinâmico e buliçoso
E transformado em vento virei rir contigo.

Retorno
Celina de Holanda
Recife/PE - 1915/1999

Este chão é pausa.
Deem-me a infância
para que eu retorne
reencontre meu chão,
seu verde, seus marcos,
seu barro plasmável.

Quero saber de novo
de terreiros limpos
com vassouras verdes

do tempo correndo
branco como um rio,
carregando as roupas
qual nuvens mais alvas.

Massapê das margens,
sapatos de lama,
toalhas de vento
e o regresso limpo,
lento como a tarde.
........................................
CARTAS DOS LEITORES

Não sabia que Chiquinha Gonzaga tinha sido a precursora da marchinha carnavalesca, Ó, Abre Alas. Fico grata ao Humanitas por saber. Marcela Mendonça – Olinda/PE
*****
Muito bom o texto sobre Dandara, a princesa negra. Valeu mesmo! Henrique Pedrosa – Salvador/BA
*****
A página Refúgio Poético devia mostrar mais poesias de autores desconhecidos. Marilurdes da Silva – Fortaleza/CE
*****
Muito bom o artigo de Gabriela Cunha Ferraz sobre Europa e Oriente Médio. José de Arimateia Lemos – Recife/PE
*****
O Humanitas é ótimo! Sandra Regina – Campo Grande/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário