sexta-feira, 4 de março de 2016

HUMANITAS Nº 45 – MARÇO DE 2016 – PÁGINA 5

Desabafo de um ateu
Especial para o Humanitas

Juarez Pedrossiano Goitá  é escritor, poeta e colaborador
deste  Humanitas.  Mora em Fortaleza/CE

Após viver de igreja em igreja, orando, fazendo leituras bíblicas, comecei a sentir-me vazio, com dúvidas e fome de respostas e conhecimento. Porém, o que eu encontrava em minhas leituras do dito livro sagrado não respondia às dúvidas. Tudo porque uma frase martelava minha mente: "Fique quieto e calado, não procure entender deus ou explicar deus, senão serás punido eternamente com o fogo do inferno".
Fiquei chateado ao saber que deus iria me punir por toda eternidade se eu procurasse respostas. E isso logo por um deus que se intitula misericordioso e amoroso. Tudo porque eu desejava obter respostas sobre a sua real existência.
Novamente continuei minhas leituras bíblicas, mas nunca obtive resposta a mais simples que fosse para minhas dúvidas, apenas intimidações desse suposto deus, a dizer o seguinte: "Não vou te dar prova real da minha existência. Tenha fé para acreditar em mim, caso contrário serás punido severamente".
Essa "fé" que era somente o medo de ser punido eternamente ficou a me consumir por dentro durante anos, mas a dúvida continuou a existir dentro de mim. Então fiquei em um combate interno racional muito parecido com o sentimento de que algo estava errado, e muito errado.
Mas a curiosidade foi maior que tudo isso. Comecei a ler e a pesquisar cada vez mais, e quanto mais eu estudava e pesquisava mais o suposto deus e minha dúvida desapareciam.
Um dia, acabei refletindo melhor sobre esse deus mimado, genocida, infanticida, autoritário, perseguidor, homofóbico, perverso, escravista, machista e vingativo.
Comecei a pensar: como se pode adorar um ser que pretende me prejudicar se eu não me ajoelhar perante ele? Como se pode adorar um ser que por um plano divino deixa seus filhos sofrerem e morrerem? Como se pode adorar um ser que criou intencionalmente um demônio para me punir e amedrontar?
Novamente entrei em conflito de consciência e fui pesquisar e ler mais ainda, quando repentinamente a ficha caiu. Será que toda essa leitura bíblica não foi uma historinha inventada por homens que queriam ter poder e controle sobre as pessoas?
Realmente, foi incrível observar tantas mortes, arrecadação de verbas, vendas de indulgências, e pessoas que sequer podem raspar as próprias pernas e axilas porque um ser que lhes deu a liberdade de fazer o que quiser não gosta disso.
E tudo isso continua sendo imposto por igrejas, templos, centros espíritas espalhados pelo mundo até os dias de hoje. Existe um ditado que diz: "uma mentira dita com convicção, muitas vezes e por muitas pessoas, termina tornando-se uma verdade".
Então percebi que eu tinha virado um ateu.
Realmente, eu fiquei com medo de não ser aceito pela sociedade, e assim continuava a me declarar religioso.
Mas, inspirado pelos movimentos sociais de que você deve se assumir e se orgulhar do que você é, seja por cor, orientação sexual, e crença ou a ausência dela, resolvi me assumir descrente.
Sofri preconceitos, sim.
Perdi algumas pessoas que se diziam amigas, mas finalmente consegui a tão sonhada paz mental e felicidade plena.
Tenho hoje a consciência de que sou totalmente responsável pelos meus atos e que a opinião alheia não passa de um inseto a buscar picar meu corpo.
Ao tornar-me ateu conheci pessoas que gostam de mim pelo que eu sou e penso, e não por ter um deus em comum com elas.
Gostam de mim, não porque vou à igreja aos domingos ou porque ofereço dinheiro em dízimos.  
Gostam de mim porque não acoberto o estupro de uma criança cometido por um padre e/ou pastor, respeitados por serem representantes desse deus.
Hoje, de cabeça erguida e pulmão cheio eu grito para todos: "Sou ateu! Fodam-se todas as divindades e quem é contra mim por isso...!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário