sábado, 26 de março de 2016

HUMANITAS Nº 46 – ABRIL DE 2016 – PÁGINA SEIS

A construção do estado ateísta
Antonio Vides Júnior - Jornalista
Extraído de www.ateus.net

A moral cristã é impiedosa com os ateus. Nossa imagem não goza de status social e, invariavelmente, somos considerados estranhos e pecaminosos. É a nossa herança. Revoltadas, legiões de ateus se formam para proclamar sua aversão aos preceitos cristãos e da Igreja. O que é isso? Guerra?
A crença no além está enraizada na sociedade. Não podemos odiar aqueles que creem. Estaremos odiando nossos pais e irmãos.
Mas como vamos combater esse preconceito com a nossa filosofia?  -perguntarão alguns.
Não vamos. Em vez disso, vamos encarar o problema de frente e mostrar a eles que nossa filosofia é, antes de tudo, baseada na humildade.
É difícil ser ateu. Encaramos a morte com olhos aterrorizados. A despeito de todos saberem que ela é inevitável, nós a encaramos como o fim de tudo. Não esperamos nada do além-túmulo. Não estamos indo ao encontro de um deus ou à eternidade.
Quando nos apaixonamos, não esperamos viver no paraíso ao lado de nossas esposas ou maridos.
Tornar-se-á célebre a frase de Ann Druyan, viúva de Carl Sagan, um dos ateus mais respeitáveis desta geração, ao falar da despedida do marido, no leito de morte: Nenhum apelo a Deus, nenhuma esperança sobre uma vida pós-morte, nenhuma pretensão que ele e eu, que fomos inseparáveis por vinte anos, não estávamos dizendo adeus para sempre.
São palavras terríveis, mas as sabemos verdadeiras. A consciência ateísta, quando surge, nos eleva a uma percepção única. Passamos a enxergar a vida como a areia da ampulheta, que escorre inexoravelmente pela fenda. Não importa o quão correta tenha sido sua vida, no fim, a morte reina absoluta.
Pessimista! - gritam alguns frente a essas verdades. Já estamos acostumados. Somos ateus, percebemos nossa limitação.
Somos feitos de carne e osso. Até agora, nem sinal de um espírito. Estamos vazios.
Ora, retire do cristão a promessa da vida eterna. De que adiantaria, então, seguir os passos do deus dele?
A religião está impregnada da relação oferta-procura: Eu sou bonzinho, o Senhor me dá a vida eterna. Sou humilde, por isso viverei para sempre. 
Se a promessa da vida eterna fosse arrancada do homem, este se revoltaria contra deus. Viveríamos num universo burlesco e trágico, onde os crentes tornar-se-iam os ateus.
Ainda assim, é difícil afirmar que a crença em um deus está associada à ignorância. Conheço pessoas inteligentes de todas as religiões. A questão é mais profunda do que isso. Está ligada ao resto de instinto de sobrevivência que temos.
Nossos ancestrais hominídeos eram caçados por animais maiores. Quase sempre, a morte era sangrenta e violenta. Desenvolvemos um medo natural por ela. Tínhamos medo de muitas coisas. Tínhamos medo da escuridão quando o Sol morria no horizonte ou quando as montanhas rugiam, soltando fumaça.
Divinizamos aqueles fenômenos, não podíamos explicá-los, pois éramos pouco mais que macacos desengonçados, aprendendo a explorar suas potencialidades. Chorávamos quando tínhamos que abandonar um parente doente na migração do inverno ou quando os nossos velhos eram expulsos da aldeia por não servirem mais ao trabalho. Não havia enterros nem piedade.
Estabelecemos moradas para os deuses no alto das montanhas e no fundo do mar. Quando subimos ao cume das montanhas e cruzamos o oceano em toscos barcos de junco, empurramos os deuses para outras esferas. Nossos aviões nunca atropelaram um anjo, nunca encontramos um par de chifres enterrados no quintal de casa.
Arrebatados para o céu ou ao inferno, os deuses nunca mais foram acessíveis. Hoje, são vistos apenas em igrejas, por um número seleto de escolhidos que têm a sorte de ver, mas nunca a chance de registrar.
A humanidade tem criado seus pesadelos, mas também tem realizado sonhos sociais, materiais, divinos. Cientistas, no século XX, fizeram mais pela Humanidade (esta sim, com maiúscula) que um deus fez em toda sua história. Empurramos a presença de deus cada vez mais para o fundo do poço. Não rezamos mais para curar as doenças. O papel de deus diminui a olhos vistos. Aprendemos a creditar nossos problemas à nossa incompetência ou ignorância, já não existem demônios a assombrar nossos feitos.
Essa é a verdadeira essência da humildade. Sabermos nosso papel na história do desenvolvimento humano, a consciência do fim cada vez mais próximo. Não há divindade no nosso nascimento, não há milagres no cotidiano.
A revelação da humildade chega ao ateu quando este encara, pela primeira vez, a inigualável sensação de livrar-se da culpa da religião e do pecado natural. Não precisamos de religião para aprender a humildade. Quando encaramos nossas limitações, ela surge naturalmente. Ficamos assombrados pela nossa ignorância e pela impotência frente a todo conhecimento.
Talvez a religião seja um mal necessário. Quando deixarmos de ser julgados pelos crentes, talvez possamos expor nossas ideias com clareza. Neste dia, a humildade poderá florescer entre os homens, fundamentada em princípios humanos, e não em fantasias envolvendo deuses e demônios. Será um tempo, então, onde todos poderão considerar-se irmãos, pois ninguém esperará mais da vida do que seu semelhante.

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