sexta-feira, 4 de março de 2016

HUMANITAS Nº 45 – MARÇO DE 2016 – PÁGINA 6

Um “estado” brasileiro
Especial para o Humanitas

Manfred Grellmann. Autodidata. Colabora com o Humanitas desde agosto de 2012.
Mora em Camaragibe/PE

Através de variados aspectos e detalhes se consegue aquilatar muitas características culturais  e até a natureza de um povo pela observação de simples comportamentos cotidianos que acabam influenciando a formação maior da sua estrutura cultural que vem  dos aspectos geográficos, climáticos, tipo de alimentação e origens étnicas.
No dia-a-dia do nosso povo podemos observar características, mostrando porque vivemos nesta barafunda da moral e da mentira, e porque não sabemos (ou não queremos) nos governar e administrar.
A lei só é lembrada quando o vento sopra contra o indivíduo, quando ele deve pagar, quando não é atendida sua necessidade individualista e  egoísta.
O lugar mais comum de ver os legisladores consertarem o Brasil é numa fila de espera demorada. 
Mesmo o mais ignorante, aquele que nem sequer tem uma brisa de noção de convivência social, tem a solução que julga perfeita.
Seu conhecimento e visão do mundo (Weltanschaung) estão baseados nas distorcidas informações que a imprensa lhe fornece e suas egoístas necessidades pessoais, reforçadas por uma educação só de informação ZERO.
 O brasileiro é um imitador visceral. Não tem personalidade. Despreza sua  rica cultura e só dá valor ao que  é praticado em termos de modismos pelos países do chamado primeiro mundo.
O aparecimento  de alguém loiro com olhos azuis traz logo a observação: é um estrangeiro! Se algo vem das estranjas, então é bom. Tal é a fixação por tudo que vem de fora.
Se essa é a prática normal, quais são os referenciais desses países para criar esses modismos?  De quem eles copiam? Obviamente, eles são os autores e não escravos. Só essa pergunta já mostra o quanto somos dependentes! Qualquer problema que  ocorra com um membro familiar, quando alguém trocou a razão pelo egoísmo e pela desconsideração ao outro, é motivo para intensa briga e uso sistemático da mentira e distorção dos fatos em detrimento do que é certo e da noção do que é correto.
 Até irmãos inimigos, quando ameaçados  de morte, se unem um em defesa do outro, e depois de tudo resolvido voltam ao antigo estado beligerante.
Ver um filho pagar pelo seu erro é uma coisa impensável. Afinal, todo mundo comete erros e para minimizar, começa-se a procurar os defeitos e erros no outro, ignorando os próprios. A selva de leis incha mais e mais, apesar da impossibilidade de aplicá-las. E se forem tentar aplicá-las, pratica-se o hábito da burla. Duas das mais destacadas expressões são: fulano está querendo aparecer ou você sabe com quem está falando?
A necessidade de se destacar, ostentar e se dar bem na vida é o combustível  básico  para toda sorte de cambalachos, mentiras e desonestidades.
Agora uma pergunta: para que serve  o VOTO? Como  é que um aglomerado de pessoas ao qual se permite chamar de país (algumas delas que apenas conseguem administrar seus próprios negócios com egoísmo) pode escolher políticos capazes e com visão social efetiva? Como é que um balaio de laranjas podres pode dar um suco tragável? Qual o voto que já resolveu os problemas eternizados na sociedade como um todo?  
O benefício da construção de infraestrutura (única coisa que os governos fazem) serve em primeiro lugar aos interesses econômicos. O político se aproveita de algumas realizações para dar a impressão ao cego político que algo  foi realizado, já que a sua promessa de campanha ele nunca cumpre!
Por que o voto é tratado pela imprensa como se fosse o andor de um santo? Se o voto resolvesse algo, tudo já estaria proibido! Ninguém observa isso. Para que votar, se nada muda a não ser para uma elite? Se meu voto foi mal, na próxima eleição voto em outro candidato, afirma muita gente. Acertar quando? É jogatina? É! Mais uma! Jogo  é mania nacional também.
E então aparece uma clássica pergunta: Você está criticando? Apresente uma solução, um caminho! Eis a resposta: abra um negócio e entregue aos seus funcionários para eles administrarem. Passe apenas no final do mês para apanhar os lucros! Já sabe o que vai encontrar!
É preciso dizer o que fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário