sábado, 26 de março de 2016

HUMANITAS Nº 46 – ABRIL DE 2016 – PÁGINA OITO

Primeiro jogo de futebol no Brasil ocorreu em abril de 1895
Especial para o Humanitas
Rafael Rocha é escritor, jornalista e editor-geral deste Humanitas. Mora no Recife/PE

A primeira partida de futebol no Brasil ocorreu no dia 14 de Abril de 1895, na Várzea do Carmo, em São Paulo. As equipes que se enfrentaram foram São Paulo Railway e Companhia de Gás. Os times eram formados por ingleses radicados na capital paulista.
Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil participou deste jogo, integrando o time do São Paulo Railway que venceu pelo placar de 4×2.
Há relatos de outras datas que poderiam ser o início do futebol em nosso país, porém esta é considerada a mais provável, já que até mesmo Charles Miller participou deste jogo. Foi ele que trouxe o primeiro par de bolas e um livro de regras para o Brasil.
O ano de 1874 é o mais citado como o apito inicial do futebol no Brasil: o local foi a praia da Glória, no Rio de Janeiro, para uma apresentação a ninguém menos do que a princesa Isabel.
As datas começam a ser mais precisas no dia 13 de maio de 1888, quando a mesma princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que deu fim a escravidão no Brasil.
 Coincidentemente, no mesmo dia, nascia na elite paulistana o São Paulo Athletic Club, que se tornaria, em 1902, o primeiro campeão paulista. O futebol não era a principal atividade do clube, mas sim o críquete, outro esporte bretão.
O gaúcho Rio Grande, em 1900, foi o primeiro clube criado para a prática do futebol, seguido pela Ponte Preta, de Campinas, no mesmo ano.
Dos clubes de futebol mais conhecidos se destacam pela data de fundação o Botafogo do Rio, criado em 1904, Sport Club do Recife fundado em 1905, Atlético Mineiro criado em 1908, Internacional e Coritiba criados em 1909, Corinthians criado em 1910.
Náutico/PE, Flamengo e Fluminense são mais antigos, mas praticavam outros esportes. Todos esses três iniciaram a prática do futebol um pouco mais tarde.
Muito se fala, mas pouco se sabe sobre a origem do futebol no Brasil. O que é certo é que em 1894 o paulistano Charles Miller trouxe ao país um jogo de uniformes e um objeto esférico inflável, que os ingleses chamavam de ball.
Miller começou a difundir o esporte no país inteiro, tornando-o paixão nacional em menos de 30 anos.
Para muitos historiadores, entretanto, o futebol chegou ao Brasil bem antes de Miller, através de marinheiros ingleses cujos navios aportavam em nossas terras.
A primeira partida de que se tem notícia aconteceu num domingo, 14 de abril de 1895, e antes da virada do século o Brasil já estava apaixonado pelo football. Nasceram, daí, os primeiros clubes.
O primeiro campeonato - o paulista - aconteceu em 1902 e é disputado até hoje. Três anos depois, o campeonato baiano teve sua primeira edição e, no ano seguinte, o carioca debutou.
Assim, os estaduais foram pipocando pelo país: o mineiro e pernambucano, em 1915, e o gaúcho, em 1919.
O primeiro campeonato de futebol em Pernambuco ocorreu em 1915. Terminou sendo considerado um supercampeonato com três equipes classificadas (Flamengo, Santa Cruz e Torre). O Flamengo tornou-se supercampeão ao derrotar o Santa Cruz por 6 x 2 e o Torre por 3 x 1.  
Em 1922, já com a criação de uma entidade organizadora, acontece o primeiro campeonato entre seleções estaduais. Antes, em 1917, o Brasil organiza sua primeira seleção e disputa o primeiro sulamericano, mas não conquista o título.
A profissionalização começa em 1916 ao ser criada a Confederação Brasileira de Desportos (CBD). No mesmo ano, a entidade se filiou à Confederação Sulamericana de Futebol (Commebol) e à Fifa (Federação Internacional de Futebol). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário