quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

HUMANITAS Nº 43 – JANEIRO DE 2016 – PÁGINA 6

ATEUS FAMOSOS E SUAS FRASES REALISTAS

Dráuzio Varella (médico):  “A humanidade inteira segue uma religião ou crê em algum ser que dê sentido à sua existência. Os que não sentem necessidade dessas teorias são tão poucos que parecem extraterrestres”.

Chico Buarque (compositor, cantor e escritor):  “Eu não tenho crença. Fui criado na Igreja Católica e educado em colégio de padre. Simplesmente, perdi a fé. Eu sou ateu, como o meu tipo sanguíneo é esse”.

Caetano Veloso (cantor/compositor): “O Brasil deveria ser ateu, mas não existe o menor indício de que tenha vocação para isso. Mas o ateísmo filosófico moderno, não pode ser negado”.

Ian McKellan (ator):  “A Bíblia deveria ter um aviso na capa, dizendo: Isso é ficção! É um absurdo aquela passagem em que Jesus anda sobre as águas”.

John Malkovich (ator):  “Acredito em pessoas, em seres humanos, mas não consigo acreditar em algo sobre o qual não tenho absolutamente nenhuma evidência”.

Angelina Jolie (atriz): “Não preciso acreditar em um deus que me ameaça, nem esperar qualquer recompensa para ser cidadã”.

Ludwig Andreas Feuerbach (filósofo alemão - 1804/1872) - "Este é o mistério da religião: o homem projeta o seu ser na objetividade e então transforma a si mesmo num objeto face a essa imagem de si mesmo, assim convertida em sujeito. A religião tem como pai a miséria e como mãe a imaginação. O homem é o princípio da religião; o homem é o centro da religião; e o homem é o fim da religião. Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e impostas. Porque Deus é a mais alta subjetividade do homem, abstraída de si mesmo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário