EDITORIAL
Hábito de ler e a criança
Um fato lamentável que constatamos
nos dias atuais é que a falta de leitura está fazendo o ser humano retornar à
barbárie. Sim, porque a sociedade que não gosta de ler torna-se empobrecida
mentalmente. O empobrecimento mental será uma catástrofe para o mundo
civilizado.
Os livros
são os instrumentos capazes de fornecer o saber e, quando não lemos, perdemos o
sentido da imaginação e da verdade.
Quando se
imaginava que a civilização, nesta era tecnológica, aliando-se à ciência,
pudesse ir além, observamos um retrocesso mental, e o povo, principalmente os
jovens, contentando-se apenas com o que é exposto através de imagens, pela TV
e/ou Internet.
Já dizia o
educador Paulo Freyre que “um povo
consciente de sua história a partir da leitura, mais facilmente percebe as
dificuldades socioeconômicas e culturais da realidade, tornando-se mais apto
para o enfrentamento e a libertação”.
Infelizmente, o hábito de ler nunca foi
estimulado no Brasil. Desde a época da colônia somente a elite tinha acesso aos
livros, sendo que até hoje as famílias brasileiras não cultivam o hábito. Na
verdade, livros só servem para decorar estantes.
É necessário que a leitura esteja presente
nas vidas dos seres humanos. Ler é um instrumento de conquista da liberdade
porque amplia a visão de mundo, traz a transformação, a compreensão do
cotidiano e retira o ser humano da alienação.
E mais: neste mês em que se festeja a
passagem de mais um Dia da Criança, estamos aqui a postos para lembrar que não há futuro num presente que não se constrói.
E tal como salientou o educador Paulo
Freire, “a criança não pode ser esperança, algo que se espera”. A criança é SER DO HOJE, do agora.
Por que então uma instituição midiática é
que tem de levar adiante o processo de esperançar a criança? Apenas para
conseguir se alavancar a si mesma, utilizando a seu favor um poderoso marketing
e fazendo um circo para angariar mais e mais recursos financeiros?
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O socialismo enriquece a Humanidade - Vladimir Lênin
Os
capitalistas chamam “liberdade” a dos ricos de enriquecer, e a dos
operários para morrer de fome; e liberdade de imprensa “a compra dela pelos
ricos”, servindo-se da riqueza para fabricar e falsificar a opinião
pública, provando que uma mentira repetida muitas vezes se torna uma grande
verdade.
É preciso sonhar, com a condição de
crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a
observação com o nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias.
Na luta pelo poder, o proletariado tem
como única arma a organização. As ideias são mais letais do que armas. As
revoluções são as festas dos oprimidos e dos explorados.
Toda instituição tem sua estrutura natural
determinada pelo conteúdo de sua ação. A revolução começa em casa e o marxismo
é onipotente porque é verdade.
O Imperialismo surgiu como
desenvolvimento e continuação direta das propriedades fundamentais do
Capitalismo. Por outro lado, você se torna um socialista quando enriquece sua
mente com todos os tesouros criados pela Humanidade.
Poderá uma nação que oprime outras nações
ser livre? Não, não poderá.
Se o Socialismo somente pode ser realizado
quando o desenvolvimento intelectual de todos os povos o permitir, não
veremos o Socialismo no mundo, pelo menos, por uns quinhentos anos.
E democracia (sejamos claros) é uma forma
de Governo em que a cada quatro anos muda-se apenas o tirano que está no poder.
Karl Marx concebeu o movimento social como
um processo regido por leis que não são independentes da vontade, da
consciência e da intenção dos homens, mas que determinam sua vontade, sua
consciência e suas intenções.
Quem ignora que, ao examinar qualquer fenômeno
social no processo de seu desenvolvimento, sempre se encontrarão nele vestígios
do passado, bases do presente e sementes do futuro?
Em política, os homens sempre
foram vítimas ingênuas do engano dos outros e do próprio, e continuarão a
sê-los, enquanto não aprenderem a descobrir por trás de todas as frases,
declarações e promessas morais, religiosas, políticas e sociais os interesses
de uma ou de outra classe.
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