quinta-feira, 27 de abril de 2017

HUMANITAS Nº 59 – MAIO DE 2017 – PÁGINA DOIS

EDITORIAL
A VITÓRIA GAY

Pervertido. Anormal. Doente. Transviado. Esses termos usados contra os homossexuais já tiveram apoio da medicina, com direito a “tratamentos”  que incluíam castração, choques elétricos e lobotomia, mas deixaram de fazer sentido há 25 anos.
No dia 17 de maio de 1990 a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa foi uma importante vitória comemorada pelos movimentos LGBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) e por pessoas e ONGs de vários países. Nesse dia, a homossexualidade deixou de ser uma doença tornando-se, finalmente, no que ela sempre foi: apenas uma expressão da sexualidade humana!
Em 17 de maio de 1990 encerrou-se um ciclo de dois mil anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade, primeiro como pecado, depois como crime e, por último, como doença. Na verdade, a homofobia é que uma doença. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas próprias serem homossexuais ou de que os outros pensem que o são.
A forma mais grave da homofobia resulta em ações de violência verbal e física, podendo levar ao assassinato. Nesses casos, a homofobia, como doença, torna-se impossível de se controlar. A homofobia é responsável pelo preconceito e pela discriminação contra pessoas LGBT, no local de trabalho, na escola, na igreja, na rua, no posto de saúde.
Mais: os valores homofóbicos presentes em nossa cultura podem criar um fenômeno chamado homofobia internalizada, quando as próprias pessoas LGBT podem não gostar de si pelo fato de serem homossexuais, devido à carga negativa que assimilaram a respeito.
O dia 17 de maio, além de relembrar que a homossexualidade não é doença, tem uma característica de protesto e de denúncia. Por isso essa data foi declarada como Dia Internacional de Combate à Homofobia, quando pessoas de todo o mundo e também este Humanitas se mobilizam para falar de diversidade e tolerância.
......................
POR QUE É TÃO DIFÍCIL “DESINSTALAR” DEUS
E RELIGIÃO DO SUBCONSCIENTE DAS PESSOAS?
Ivo S. G. Reis – Campo Grande/MS

Para quem estranhou o uso do termo “desinstalar” no título, que poderia facilmente ser substituído por qualquer outro sinônimo mais adequado ao ser humano, informo que o uso foi intencional para que pudesse se adequar à seguinte analogia da era da informática,
Deus e as religiões são vírus residentes na memória, instalados junto com a bios e que têm proteção contra a desinstalação. Por isso a sua remoção é difícil pois, se mal feita, poderá ocasionar defeitos de funcionamento ou o travamento do PC“.
Isso não lhes parece familiar? Pois é mais ou menos assim que funciona a ideia de Deus e a do seguimento de uma religião.
Essas necessidades são implantadas na memória das pessoas, desde a mais tenra idade.
Ao chegarem à idade adulta, equiparam-se ao funcionamento de um vírus, de difícil remoção. Para desinstalá-lo, só existe um caminho: determinação, perseverança e conhecimento.
Se estes três requisitos não estiverem presentes como antivírus, é melhor não arriscar e deixar o vírus dentro da bios. Pelo menos assim o seu PC vai funcionar. Controlado e sem autonomia, mas funcionando, limitadamente.
E entre não funcionar e funcionar com limitações, as pessoas, por covardia ou comodismo, escolhem sempre a segunda opção, se é que se pode chamar isso de “opção”.
Para os que querem libertar-se, mesmo possuindo os pré-requisitos determinação e perseverança, nada conseguirão se não tiverem o terceiro e mais difícil requisito: o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário