segunda-feira, 2 de outubro de 2017

HUMANITAS Nº 64 – OUTUBRO DE 2017 – PÁGINA 5

Cem anos de uma Revolução – 1917/2017 – (II)

Em abril, um dos principais líderes bolcheviques, Vladimir Ilyich Ulyanov Lênin, voltou do exílio, conseguindo influenciar mais intensamente os rumos a serem tomados pelo partido bolchevique.
Em julho, forças militares ligadas ao czarismo tentaram derrubar o Governo Provisório, sendo impedidas pelos operários e camponeses organizados. Percebendo o acirramento do conflito social, os bolcheviques lançaram o lema Pão, Paz e Terra com o intuito de angariar apoio popular.
Em outubro de 1917, com a chegada do inverno, setores bolcheviques viram ser necessário uma medida mais radical: “a tomada do poder”.
Os camponeses já estavam ocupando as terras da aristocracia e da igreja, e os trabalhadores intensificavam a formação de sovietes” e de comitês de fábrica.
Antes, no mês de setembro, os bolcheviques conseguiram o controle do soviete” de São Petersburgo e às vésperas do Segundo Congresso dos Sovietes de Toda a Rússia, decidiram pela derrubada do Governo Provisório.
Baseando seu poder nos “sovietes” e aliados com a ala esquerda do partido socialista revolucionário, os bolcheviques iniciaram as medidas para a construção do Estado Soviético. A realização da Assembleia Constituinte foi interrompida e instaurado o controle operário da produção.
As terras da nobreza e da igreja foram divididas entre o campesinato. Para administrar o Estado, o Congresso dos Sovietes criou o Conselho dos Comissários do Povo.
A Revolução Russa de 1917 foi um acontecimento capital na História do Século XX. E, apesar de o mundo por ela criado ter desmoronado no final do período, esse evento exerceu uma extraordinária influência na vida de milhões de seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário