terça-feira, 30 de janeiro de 2018

HUMANITAS Nº 68 – FEVEREIRO DE 2018 – PÁGINA TRÊS



Refúgio Poético – Cartas dos Leitores – Teste de Xadrez

Um homem e o seu Carnaval
Carlos Drummond de Andrade
(do livro Brejo das Almas, 1934)

Deus me abandonou
no meio da orgia
entre uma baiana e uma egípcia.
Estou perdido.
Sem olhos, sem boca
sem dimensão.
As fitas, as cores, os barulhos
passam por mim de raspão.
Pobre poesia.
O pandeiro bate
é dentro do peito
mas ninguém percebe.
Estou lívido, gago.
Eternas namoradas
riem para mim
demonstrando os corpos,
os dentes.
Impossível perdoá-las,
sequer esquecê-las.
Deus me abandonou
no meio do rio.
Estou me afogando
peixes sulfúreos
ondas de éter
curvas, curvas, curvas
bandeiras de préstitos
pneus silenciosos
grandes abraços, largos espaços
eternamente.

*************

Poema de uma quarta-feira de cinzas
Manuel Bandeira
(do livro Carnaval, 1919)

Entre a turba grosseira e fútil
um pierrot doloroso passa.
Veste-o uma túnica inconsútil
feita de sonho e de desgraça…
O seu delírio manso agrupa
atrás dele os maus e os basbaques.
Este o indigita, este outro apupa…
Indiferente a tais ataques,
nublada a vista em pranto inútil,
dolorosamente ele passa.
Veste-o uma túnica inconsútil,
feita de sonho e de desgraça…

..................................................

CARTAS DOS LEITORES

Lendo e adorando este jornal onde a cultura se mescla com o pensamento científico. Marlon Bueno Andrade – Salvador/BA
****
Sem medo de errar, o Humanitas é uma publicação que mescla os mais variados tons de saberes humanos. Maria Gertrudes – Miami - EUA
****
Publicação especial! José dos Prazeres – Jaboatão/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário