terça-feira, 2 de abril de 2019

HUMANITAS Nº 82 - ABRIL DE 2019 - PÁGINA 3

Refúgio Poético – Cartas dos Leitores – Teste de Xadrez

A lástima

Inácio de Alvarenga Peixoto
(Rio de Janeiro, 1744/Angola, 1793)

(Na masmorra da Ilha das

Cobras,lembrando-se da família)


Eu não lastimo o próximo perigo,

Nem a escura prisão estreita e forte;

Lastimo os caros filhos e a consorte,

A perda irreparável de um amigo.


A prisão não lastimo, outra vez digo,

Nem o ver iminente o duro corte;

É ventura também achar a morte

Quando a vida só serve de castigo.

 

Ah! quão depressa então acabar vira

Este sonho, este enredo, esta quimera,

Que passa por verdade e é mentira.

 

Se filhos e consorte não tivera,

E do amigo as virtudes possuíra,

Só de vida um momento não quisera.


********

Soneto
Tomaz Antonio Gonzaga
(Porto/Portugal/1744
Moçambique, África/ 1810)

Obrei  quanto o discurso me guiava,
Ouvi aos sábios quando errar temia;
Aos bons no gabinete o peito abria,
Na rua a todos como iguais tratava.

Julgando os crimes nunca os votos dava,
Mais duro, ou pio do que a lei pedia:
Mas devendo salvar ao justo ria,
E devendo punir aos réu chorava.

Não foram, Vila Rica, os meus projetos,
Meter em ferro cofre cópia de ouro,
Que farte aos filhos, e que chegue aos netos:

Outras são as fortunas, que me agouro,
Ganhei saudades, adquiri afetos,
Vou fazer destes bens melhor tesouro. 

Rancoroso, ma non troppo
Manoel Herzog (1964...)
Santos/São Paulo

Do nosso amor restou belo monturo:
Garrafa pet, pneu velho, entulho,
Os urubus, pombos do amor, num arrulho
Dançam sobre esta cama, e o barro escuro

Que viraram os sonetos e os "eu juro".
Nosso fubá está cheio de gorgulho,
Pra merda alguma serve o teu orgulho,
Me vejo só na cama, e de pau duro.

Ressentimento, mal-estar, ciúme,
Engulho, lembranças de grandes fodas,
Punheta fria, gozo frio, negrume,

E a depressão que aos versos incomoda.
Meses de fronha suada e barba hirsuta –
Volta pra mim, sua filha duma puta!

CARTAS DOS LEITORES

Só vejo grandes vantagens na leitura do Humanitas.  Uma delas é o prazer de ler  textos e poesias maravilhosas. Outra, e talvez a mais valiosa, é a abordagem  de aspectos dos fatos históricos que a grande mídia nunca terá interesse em divulgar. José Carlos Gomes da Silva – Olinda/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário