domingo, 3 de novembro de 2019

HUMANITAS Nº 89 – NOVEMBRO DE 2019 – PÁGINA 3

REFÚGIO POÉTICO

A CANÇÃO DO ESTRANGEIRO
Edmondo Jabès (1912/1991)
Tradução de Caio Meira

Estou à procura
de um homem que não conheço,
que nunca foi tão eu mesmo
quanto desde que comecei a procurá-lo.
Teria ele meus olhos, minhas mãos
e todos esses pensamentos semelhantes
aos destroços deste tempo?
Estação de mil naufrágios,
o mar deixa de ser mar,
para tornar água gelada dos túmulos.
Mas, mais longe, quem sabe mais longe?
Uma menina canta a contragosto,
enquanto a noite reina sobre as árvores,
pastora em meio a seus carneiros.
Venham arrebatar do grão de sal a sede
que nenhuma bebida poderá mitigar.
Com as pedras, um mundo se devora
para ser, como eu, de parte alguma.
**
EDMONDO JABÈS - nasceu no Cairo, Egito, em 1912. Deixou seu país e foi morar na França a partir de 1957, devido a suas origens judaicas. Em 1967, mudou sua nacionalidade e se tornou cidadão francês. Morreu em Paris no dia 2 de janeiro de 1991. Jabès é muito bem conceituado como poeta e escritor tanto na França, como no exterior.
..........................................
POEMA PARA O ATORMENTADO SILÊNCIO
Gláucia Lemos – Salvador/BA

Que rei me colherá deste silêncio
depois que escondi dentro dos meus cofres
as chagas que se pejam de mostrar?

Que sons comoverão os meus ouvidos
depois que cortei as falas aos pastores
e recuei minha melhor orquestra?

Que lábios semearão na minha boca
sementes mentirosas como as tuas
sabores de groselha e de absinto?

Que espinhos forrarão mais outra estrada
pra quem neste silêncio atormentado
não poderá jamais deixar de ir?

Ah.. quem guardará minhas respostas
depois que me neguei a procurá-las?...
**
GLAUCIA LEMOS - Nasceu em Salvador, Bahia. É escritora. Publicou ensaios e críticas no jornal A Tarde e na Tribuna da Bahia. Estreou, em 1979, com um livro de contos ilustrado pela própria autora, seguindo-se 35 outros títulos, dos quais os 21 infanto-juvenis a projetaram como autora do gênero no território nacional com sucessivas reedições, ao lado de outros livros de contos, participações em antologias, ensaios, novelas, poesias infantis, poemas e quatro romances premiados. É filiada à União Brasileira de Escritores (UBE-SP), ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e à Academia de Letras da Bahia (ALB). Em 2013 publicou seu livro “Marce”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário