segunda-feira, 29 de maio de 2017

HUMANITAS – Nº 60 – JUNHO DE 2017 – PÁGINA DOIS

EDITORIAL

Canalhice neoliberal

Os dias de hoje apresentam poucas ideias críticas que possam tirar o homem da mesmice em que se acha e do domínio da dialética de uns poucos.
Nesta chamada civilização neoliberal o cidadão tem de se abster de qualquer pensamento crítico e deixar de participar de lutas comunitárias e da solidariedade.
O chamado neoliberalismo acaba com a condição solidária do homem. A cultura neoliberal destrói o entendimento de vida comunitária. O projeto neoliberal desconecta o individuo da conjuntura social, política e econômica em que está posto, considerando-o apenas como um simples consumidor, e leva isso aos extremos.
Um dos maiores avanços da mentalidade humana dentro do que se convenciona chamar de democracia foi o de ser reconhecido como um sujeito político, capaz de provocar mudanças. Dentre esses avanços, o homem passou a ter direitos e deveres e com a sua consciência crítica livrou-se daquela condição de escravo obediente às ordens. Descobriu que autoridade não significa verdade. E muito menos o poder significa razão.
Porém, como poderoso instrumento de formação das consciências, como forte instrumento de persuasão e formador de opinião, a televisão entra nos lares desinformando e deformando o contexto cultural da sociedade. Enganchando-se no rumo da propaganda e da publicidade que rege o mercado consumidor, a televisão se torna também um produto de consumo, logo que os índices de audiência sobem.
Todo tipo de estratégia é utilizado para manietar a consciência do homem ao novo “modus vivendi”.
Sem o menor escrúpulo, a condição de humanidade do homem é levada a padrões opostos de suas conquistas. Tudo se reduz ao agora.
A tecnologia que diminuiu as distâncias através da internet e do celular cria uma sensação de ubiquidade para a raça que se vê em todos os lugares e ao mesmo tempo em lugar nenhum.
A civilização de hoje é a civilização do consumo, para gáudio de uns poucos que se servem do poder que lhes foi atribuído para fazer a lavagem cerebral da mente humana.
...................................
Vida e cuidado 
Antonio Carlos Gomes  Guarujá/SP

Cada um traça seu caminho, a vida é um caminho que se bifurca, novamente bifurca e jamais encontra uma avenida reta que leva a um fim determinado.
Olho o vaso florido de margaridas. Chegou em botões, secaram as flores e eis que novos botões e novas flores apareceram. Pode ser que volte à mesa da sala onde estava anteriormente, mas no momento encontra-se no terraço esperando os beija-flores. Secará novamente e ressurgirá com outras flores quiçá no mesmo lugar, ou em outro, tanto faz, enquanto houver terra fértil e água o ciclo de flores que nascem e morrem perdurará.
Assim também é a vida e seu caminho, não importa a mesa ou o terraço, não importa se ao lado existam roseiras ou gerânios, o vaso com suas flores persistirá.
Tudo é vontade. Nada acontece ao acaso. Tudo é escolha.
A vida, com suas fases tem seu tempo como as flores: a infância é a descoberta, a juventude o arrojo, a idade adulta a obrigação e a velhice é apenas resultado de todas as outras fases.
Em um casal, por mais que exista o compartilhamento, cada um tem sua direção.
A vontade é individual, não coletiva. Cada qual a seu modo traça seu rumo e arca com as consequências.
Não há acaso, há determinação individual. Ninguém ilude ninguém; pode apenas haver sonhos e fantasias que confundem, mas o caminho é de cada um.
Não culpes ninguém, você escolheu e arca com o resultado. Não há sujeito oculto, tudo é visível e claro.
Defeitos não aparecem como odores putrefatos, a carniça sempre esteve junto ao perfume, apenas a sensibilidade seletiva sente um ou outro.
Os caminhos se bifurcam individualmente. Para trilhar o mesmo caminho apenas o sapato do cuidado com o outro leva ao mesmo rumo.
Cuide! Se faltar o cuidado, se confundir o cuidado com ilusões individuais, rancores intensos com passageiros deslizes (deslizes todos têm), engodos como se fossem verdadeiros; se a ilusão pessoal ou social ultrapassar os objetivos, a sequência será desastrosa e o caminhar pedregoso ou impossível.
Viver é nascer e morrer a cada instante como o vaso de margaridas, a arte é apenas cuidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário