quarta-feira, 12 de junho de 2019

HUMANITAS Nº 84 - JUNHO 2019 - PÁGINA 3

Refúgio Poético – Cartas dos Leitores – Teste de Xadrez

O jardim
António Ramos Rosa
Portugal– 1924/2013

Consideremos o jardim, mundo de pequenas coisas,
calhaus, pétalas, folhas, dedos, línguas, sementes.
Sequências de convergências e divergências,
ordem e dispersões, transparência de estruturas,
pausas de areia e de água, fábulas minúsculas.

Geometria que respira errante e ritmada,
varandas verdes, direcções de primavera,
ramos em que se regressa ao espaço azul,
curvas vagarosas, pulsações de uma ordem
composta pelo vento em sinuosas palmas.

Um murmúrio de omissões, um cântico do ócio.
Eu vou contigo, voz silenciosa, voz serena.
Sou uma pequena folha na felicidade do ar.
Durmo desperto, sigo estes meandros volúveis.
É aqui, é aqui que se renova a luz.

***********

O mal e o sofrimento
Leandro Gomes de Barros
Pombal/PB-1865/Recife/PE-1918

Se eu conversasse com Deus
Iria lhe perguntar:
Por que é que sofremos tanto
Quando viemos pra cá?
Que dívida é essa
Que a gente tem pra pagar?
Perguntaria também
Como é que ele é feito
Que não dorme, que não come
E assim vive satisfeito
Por que foi que ele não fez
A gente do mesmo jeito?
Por que existem uns felizes
E outros que sofrem tanto?
Nascemos do mesmo jeito,
Moramos no mesmo canto
Quem foi temperar o choro
E acabou salgando o pranto?
***********
Velório
Valdeci Ferraz
Recife/PE

Ver-me-ão morto no caixão a sorrir
E dirão, talvez, leve lhe foi a vida
Ou as flores que estão a lhe cobrir
Fazem-lhe cócegas na despedida?

Homenagens? Eu não quero ouvir
Nem canto, nem mesmo reza sentida.
Cubram-me de cravos brancos e a seguir
Leiam meus poemas na hora da partida.

E quando à terra fria eu descer
Muitos olhos marejados hão de ver
Meus versos espalhados pelo mundo.

Saberão que fui apenas um poeta
Cuja vida sempre foi uma porta aberta 
A viver o sentimento mais profundo.
***********
CARTAS DOS LEITORES

Uma publicação eclética, onde a cultura humana se mescla com temas polêmicos e instigantes. Silvana Rangel Pereira – Rio de Janeiro/RJ
*******
O Humanitas é o pequeno que satisfaz. Amo este jornalzinho. Augusto Oliveira Monteiro – Belém/PA
*******
Esperando que o Humanitas continue circulando e trazendo para nosso conhecimento as verdades que a Grande Mídia não divulga. Natália Barros Mascarenhas – Rio de Janeiro/RJ
***********
“Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores”. William Shakespeare

Nenhum comentário:

Postar um comentário