segunda-feira, 2 de setembro de 2019

HUMANITAS Nº 87 - SETEMBRO DE 2019 – PÁGINA 2

EDITORIAL
Continuidade da luta

Setembro abre suas portas e este Humanitas entra no primeiro mês do seu oitavo ano de existência.
A luta em favor das causas humanas continua em voga nas páginas desta publicação, ainda que agora não exista mais o jornal impresso.
Neste setembro buscamos armas novas para fortalecer a nossa luta a favor do homem como animal artístico, cultural, e, também, para mostrá-lo em sua verdade nua e crua: animal predador e amante da violência e das guerras de conquista.
Essa é a raça humana. Uma raça cheia de incoerências. Uma raça que acredita em um deus, cujos representantes dizem amar o próximo lá de dentro do coração, porém, ao mesmo tempo, estupram essa ideia, utilizando as mais variadas armas de extermínio, de homofobia, de perseguição, discriminação e preconceitos.
O leitor continuará a ver neste Humanitas temas os mais variados. Desde assuntos históricos e culturais, até poesias de poetas famosos ou não, do Brasil e do Mundo.
Nossos articulistas poderão ser criticados, mas nunca censurados. As ideias que eles propagam em seus escritos estão inseridas dentro de nossa linha editorial de apoio ao laicismo, à liberdade de pensamento e contra os extremistas amantes da violência e do fascismo.
Assim, neste setembro, entramos revigorados para viver mais um ano junto aos nossos leitores – agora virtualmente – com a certeza de que estamos no caminho certo, mas também com a honestidade para reconhecer erros que possamos cometer durante esse período.
Que juntos – leitores e articulistas – coloquemos o homem dentro de sua evidência comum sempre a seguir o lema "nada acima do ser humano e nenhum ser humano abaixo de outro".
........................
O TRISTE APEGO À RELIGIÃO
Colaboração de Décio Schroeter - Porto Alegre/RS

Na maior parte dos casos, os homens só se apegam à religião por hábito.
Eles jamais examinam as razões pelas quais adotaram sua religião, nem os motivos da sua conduta, nem os fundamentos das suas opiniões.
Desde modo, a coisa que eles consideram mais importante tem sido sempre aquilo que eles mais temem aprofundar.
Eles seguem o caminho que seus pais traçaram para eles.
Eles creem, porque na infância lhes disseram que é necessário crer.
Eles têm esperança, porque seus ancestrais tiveram esperança.
Eles temem, porque os seus antecessores temeram.
Eles quase nunca se dignam a dar-se conta dos motivos da sua crença.
É assim que as opiniões religiosas, uma vez adotadas, se mantêm durante uma longa sequência de séculos.
É assim que, era após era, os povos retransmitem ideias que jamais foram examinadas.
Eles creem que a felicidade está ligada a instituições que, se forem examinadas mais de perto, se revelarão como a fonte da maior parte dos seus males. A autoridade ainda vem em ajuda dos preconceitos dos homens; ela lhes impede de fazer o exame; ela os força à ignorância; ela está sempre disposta a punir todo aquele que tentar rejeitar a ilusão.
Nós encontramos em todos os séculos homens que, livres dos preconceitos, ousaram mostrar a verdade.
Mas o que pode a sua voz fraca contra os erros que são absorvidos desde a primeira infância, confirmados pelo hábito, autorizados pelo exemplo, e fortalecidos por uma política que é frequentemente cúmplice da sua própria ruína? 
As vozes da impostura reduzem logo ao silêncio aqueles que querem protestar em nome da razão (da obra “Le Christianisme Dévoilé” (1761) - Paul-Henri Thiry, o Barão d’Holbach).

Nenhum comentário:

Postar um comentário