quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

HUMANITAS Nº 80 – FEVEREIRO 2019 – PÁGINA 3


REFÚGIO POÉTICO – CARTAS DOS LEITORES – TESTE DE XADREZ

CRÍTICA DA POESIA
Vasko Popa – Belgrado (1922/1991)
Tradução de Aleksandar Jovanovic

Depois da leitura de poemas
No serão literário da fábrica
Começa o diálogo

Um ouvinte ruivo
De face marcada por manchas solares
Ergue dois dedos

Camaradas poetas

Se eu lhes versificasse
Toda a minha vida
O papel ficaria rubro

E pegaria fogo
.........................................

CANÇÃO SOBRE O MESMO TEMA ANTIGO
João Alphonsus de Guimarães
Belo Horizonte (MG) – 1901/1944

Eram cinco donzelas.
Queriam todas me adorar.
Mas não adorei nenhuma delas.
Oh, elas
Queriam todas me adorar.

Eram cinco donzelas.
Queriam todas me abraçar
Mas não abracei nenhuma delas.
 Oh, elas
 Queriam todas me abraçar.

Eram cinco donzelas.
Queriam todas me beijar.
Não beijei nenhuma delas,
Oh, elas
Queriam todas me beijar.

Eram cinco donzelas
Queriam todas me matar
Mas não matei nenhuma delas,
Oh, elas
Queriam todas me matar.

Eram cinco donzelas.
Queriam todas me desprezar.
Mas eu amei a todas elas,
Oh, elas
Queriam todas me desprezar.
.........................................

ANÁLISE DA SOMBRA
César Leal
Recife (PE) – 1924/2013

Analisa-se da sombra
seu caráter permanente:
pela manhã retraindo
a imagem, à tarde crescente.

E aquele instante em que a sombra
adelgaça o corpo fino
como se no chão entrasse
quando o sol se encontra a pino.

Quem a esse instante mira
em oposição ao lado
onde o sol era luz antes
logo vê o passo vago

da sombra que agora cresce
o corpo de onde se filtra
até fundir-se no limbo
que em torno dela gravita.

Forma esse limbo a coroa
que as sombras traz federadas:
soma de todas as sombras
num só nó à noite atadas.
...........................................

CARTAS DOS LEITORES

O Humanitas é uma publicação que faz o diferencial. Promover mudanças que não se submetam ao costume da mentira é um grande desafio, numa sociedade que vive presa às rédeas deste cenário. Ana Maria Ferreira  Leandro – Belo Horizonte/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário