segunda-feira, 5 de novembro de 2018

HUMANITAS – Nº 77 – NOVEMBRO 2018 – PÁGINA 3

REFÚGIO POÉTICO – CARTAS DOS LEITORES – TESTE DE XADREZ

Soneto
Gomes Cardim (1865/1932)
Porto Alegre/RS

Quando no oceano o sol mergulha, quando
São de ouro as aves, e de chama os lagos,
Vejo envoltas de luz, em mil afagos,
As pombas que, uma a uma, vêm chegando.

E logo surgem os implumes, vagos,
Trêmulos todos, estendendo ao bando
Os biquinhos abertos, implorando
Os beijos maternais, de efeitos magos.

Mas hoje embalde vi chamar... chamar...
Um flébil, triste e pequenino par:
- Não voltara um casal, que aos prados fora.

Então lembrei-me de que tinha outrora
Um lar dileto... e que também agora
Choro os que foram para não voltar.

********
Meu desejo
Leodegária de Jesus (1889/1978)
Caldas Novas/GO

Não quero o brilho, as sedas, a harmonia
Da sociedade, dos salões pomposos,
Nem a falaz ventura fugidia
Desses festins do mundo, tão ruidoso!

Prefiro a calma solidão sombria,
Em que passo meus dias nebulosos;
Sinto-me bem, aqui, à sombra fria
Da saudade de tempos mais ditosos.

Eu quero mesmo, assim, viver de lado,
Das multidões passar desconhecida,
Me alimentando de algum sonho amado.

Nada mais quero, e nada mais aspiro:
Teu casto afeto que me doira a vida,
Meus livros, minha mãe e meu retiro.
.................................................
CARTAS DOS LEITORES

O HUMANITAS é uma publicação que merece elogios. Seus idealizadores estão de parabéns. Traz textos que poucos jornais publicam com temas e assuntos que são ignorados pela Grande Mídia. Ricardo Almeida – Recife/PE
*****
Com o chimarrão ao lado e o HUMANITAS na mão vivo momentos especiais de lazer, ganhando cultura e conhecimentos variados. Adoro as poesias que o HUMANITAS divulga, bem como seus autores – Carmen Araújo – Porto Alegre/RS
.....................................................
FRASE DO MÊS

“É tempo de tornar a tarde de novembro uma tarde clara e fresca, sossegada como a nossa casa”. Machado de Assis
.................................................
Resultado do teste de xadrez do mês de outubro de 2018:
Xadrez jogam negras e ganham
1. Txg2+ Cxg2
2. Txg2+ Rxg2
3. Cg5+ Rg1
4. Ch6++

Nenhum comentário:

Postar um comentário