quarta-feira, 31 de julho de 2019

HUMANITAS Nº 86 - AGOSTO DE 2019 - PÁGINA 2

EDITORIAL
Centro de tudo

Ser humanista é exaltar as potencialidades do homem e afirmar sua dignidade. É valorizar o homem como um ser em busca de si. É ver o homem como um ser livre que faz suas escolhas e define o seu sentido.
O Humanismo considera o homem o centro de todas as coisas.
O homem conta com ele mesmo e só pode confiar em seus critérios.
Não queremos dizer que o homem deve tender ao individualismo, à violência ou ao egoísmo. 
Propomos que ele se desfaça das ideias preconcebidas das superstições e conheça a verdade das coisas para se autodeterminar.
Que seja um ser digno, conhecendo seus direitos, respeitando e dignificando os direitos de todos os demais seres humanos.
É esse sentido e apenas essa filosofia que os colaboradores deste Humanitas seguem. Qualquer outro tipo de Humanismo que não tenha o homem como centro de todas as coisas é charlatão.
Sete anos se passaram e a nossa busca do conhecimento continua sendo nossa linha editorial que muito nos agrada e nos faz felizes.
Esta edição de número 86 marca uma extensa gama de ações proclamadas durante sete anos a favor da vida humana.
Batalhamos contra a intolerância. Contra o preconceito. Contra o fascismo. E estamos sempre na luta a favor da tolerância, do laicismo, da liberdade de opinião e da democracia.
Do Recife para o Brasil e para o Mundo, o Humanitas defende o ideal humanista que tem o homem como centro de todas as coisas e acima de superstições.
Todos os colaboradores desta publicação são responsáveis pela concretização de mais um ano de existência deste jornal.
A eles, os nossos parabéns. A eles, o pedido maior para que continuem a postos sempre em defesa da humanidade.
........................

HUMANISMO UNIVERSALISTA É A NOSSA FILOSOFIA


Humanismo é a filosofia que coloca o ser humano na qualidade de principal ator no mundo. Penetra nas mais diversas posturas éticas, dando grande importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente à racionalidade.
Embora a palavra Humanismo possa ter vários sentidos, o significado filosófico se destaca por se contrapor ao divino, ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.
Desde o Século XIX, o Humanismo tem sido erroneamente associado ao anticlericalismo, quando na verdade se associa ao antropocentrismo renascentista e ao laicismo dos filósofos iluministas.
O que é antropocentrismo? Essa filosofia diz que o ser humano é o centro do cosmos e que deve ser o centro das ações, da expressão cultural, histórica e filosófica. Tal pensamento se posiciona contra o teocentrismo, onde Deus (no caso, o deus cristão) é a referência central na vida do cidadão comum.
Este jornal segue a linha do Humanismo Universalista, tendo como valor maior a aspiração por uma nação humana universal, sem desejar um mundo uniforme, mas múltiplo em etnias, línguas e costumes; nas crenças, no ateísmo e na religiosidade.
Outro valor de suma importância pertencente ao Humanismo Universalista é a não-violência ativa como meio de atuação no mundo. O lema básico é: "Nada acima do ser humano e nenhum ser humano abaixo de outro".
O Humanismo Universalista é uma corrente de opinião que visa orientar e criar ações para desenvolver mudanças positivas no indivíduo e na sociedade.
A filosofia humanista universalista se inspira nos princípios de que o ser humano deve ser liberto perante o mundo para que possa atuar sobre seu próprio destino. 
Os princípios do Humanismo Universalista constituem a base de sua estrutura social e o compromisso de ação no mundo. Ei-los:
1-Colocar o ser humano como ator, valor e preocupação central, de modo que nada possa subjugá-lo e que nenhum ser humano seja superior ao outro.
2-Igualdade para todos. Lutar por direitos iguais perante a lei, e avançar em direção a um mundo de oportunidades iguais para todos.
3-Diversidade! Aceitar as características de cada povo e condenar toda discriminação que se baseie nas diferenças econômicas, raciais, sexuais, étnicas e culturais.
4-Dar suporte ao desenvolvimento do conhecimento, sem limitações impostas ao pensamento por preconceitos aceitos como verdades absolutas ou imutáveis​​.
5-Estado laico. Defesa da liberdade de pensamento e de crenças.
O Humanismo Universalista repudia não só as formas de violência física, mas todas as outras formas de violência sejam econômicas, raciais, sexuais, religiosas, morais e psicológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário