segunda-feira, 29 de setembro de 2014

HUMANITAS Nº 28 - OUTUBRO 2014 - PÁGINA 5

Um pouco de ciência não faz mal a ninguém
Jorge Oliveira de Almeida – Rio de Janeiro/RJ

O homem, em virtude da necessidade intrínseca de conhecer o mundo e as suas origens, sempre procurou explicações que lhe confortassem. Como naturalmente nos primeiros tempos da espécie humana não havia conhecimento para o entendimento dos fenômenos físicos, os homens passaram a crer que tudo o que existia e tudo que aqui se passava era determinado pelos deuses, que para isso precisaram ser criados.
Muito tempo depois, Aristóteles (384-322 antes da Era Comum), o único ser humano que conseguiu dominar todo o conhecimento de sua época, usando de bom senso e intuição, escreveu entre outras coisas, sobre teatro, política, história natural, física, lógica, moral, meteorologia, filosofia... Foi o fundador da lógica formal, e da moral como ciência.
É evidente que o que ele escreveu em matéria de ciência retratava muito mais os mitos e ansiedades da época, do que a própria realidade. Por exemplo, para ele, o éter era um quinto elemento, além da água, do ar, da terra e do fogo.
E o que era o éter? Era um meio elástico imponderável, incolor, transparente, que precisava existir nas mentes das pessoas, para que fosse possível explicar, por exemplo, a propagação da luz no vácuo, como o meio natural capaz de transportar suas ondas.
Dizia Aristóteles que como "a Terra está envolta pela água e a água pelo ar, o ar está pelo éter". Assim, por muitos séculos, o Homem acreditou na existência do éter e seria a maior imbecilidade pensar de modo diferente.
Por exemplo, eis o que pensava sir Isaac Newton (1642-1727): "Imaginar que um corpo possa agir sobre outro à distância por intermédio do vácuo, sem um meio entre eles, é para mim tão absurdo que duvido que alguém, com competência para discutir problemas filosóficos, venha a aceitá-lo."
Newton fala em problemas filosóficos porque não existia então a Física como ciência; os fenômenos físicos eram estudados em Filosofia. Quando Newton escreveu o seu tratado de Física, fê-lo como um trabalho de Filosofia, redigido em latim, porque era a língua universal, reflexo da dominação dos povos cristãos pela Igreja Católica. (É interessante observar que o latim somente existiu como língua falada até o século IV). 
Igualmente, James Clark Maxwell (1831-1879) elaborou toda a sua teoria sobre o eletro-magnetismo partindo da convicção da existência do éter.
Voltando a Aristóteles, considerava ele que a Terra era o centro do Universo (e não só do sistema solar) e não girava. Ficava parada, e todo o Universo girava em torno dela, porque assim quis Deus.
Hoje sabemos que a Terra realiza um movimento de translação em torno do Sol à velocidade de 30 km/s e em torno de seu próprio eixo em 23h56min.
Não podemos considerar absurdas as ideias daquele pensador. Elas retratavam o conhecimento de seu tempo, mas a Igreja Católica se apropriou dessas ideias porque estavam conformes as "Sagradas Escrituras", e não permitiu que outros estudos e pesquisas fossem realizadas, o que levou a Humanidade a mergulhar na "Longa Noite Das Trevas" por cerca de um milhar de anos.
Quem era contra terminava sendo morto pela Igreja, com a bênção dos Céus. Foi o que aconteceu com o monge Giordano Bruno (1548-1600) que foi assado vivo pela "Santa Inquisição", pelo crime de difundir as ideias de Copérnico (de que o Sol era o centro do sistema solar) e também de crer na contração e na expansão do Universo (conceito bastante atual, aliás, no qual também creio!).
Evidentemente, o trabalho de Copérnico, "De revolutionibus orbium coelestium libri VI" só apareceu por ocasião de sua morte. Tivesse ele ousado apresentá-lo antes, teria também virado churrasquinho!!
Galileu Galilei (1564-1642) procurou divulgar as ideias copernicanas, mas embora fosse muito amigo do papa, foi obrigado a abjurá-las, em vista do que havia acontecido com Giordano Bruno. Passou o resto de seus dias em prisão domiciliar. É interessante aqui transcrever uma carta redigida em latim, como já comentei antes, na época a língua universal, datada de 4 de agosto de 1597, em que confidenciou a Kepler: "Há alguns anos, aliei-me à doutrina de Copérnico, graças à qual descobri as causas de um grande número de efeitos naturais que as hipóteses comuns não podem de maneira nenhuma explicar."
Ao final do século XIX, o físico norte-americano Albert Abraham Michelson (1852-1931), primeiro prêmio Nobel de seu país, conseguiu demonstrar através de um aparelho construído por ele mesmo, o interferômetro, e posteriormente, juntamente com Edward Morley, através de um novo aparelho mais sensível que o anterior e desenvolvido pelos dois, que o éter de Aristóteles não existia!
Albert Einstein (1879-1955), prêmio Nobel de 1921, enunciou a teoria da relatividade, entre outros grandes estudos por ele realizados, deduzindo a relação entre matéria e energia, o que levou à elaboração das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Os físicos franceses Pierre Curie (1859-1906) e Marie Curie (1867-1934) descobriram o rádio. Ambos receberam o prêmio Nobel, ele em 1903 e ela em 1911. E não podemos esquecer do grande Charles Darwin - 1809-1882 - e muito mais.
O que é difícil de acreditar é que existem muitos pobres coitados (aliás, muitíssimos) que, mesmo após tantas conquistas científicas, ainda continuam acreditando no criacionismo, ou seja, na lenda de Adão e Eva, de uma santa virgem etc. Não se trata essa questão de religiosidade ou irreligiosidade - é ignorância mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário