segunda-feira, 2 de março de 2015

HUMANITAS Nº 33 – MARÇO DE 2015 – PÁGINA 7

Deus não terminou o serviço
Crônica de Jorge Oliveira de Almeida – Rio de Janeiro/RJ
Especial para o Humanitas

Tive um colega judeu que dizia que Hitler fizera o serviço pela metade. O interessante é que ele falava sem meias palavras em um clube de judeus (e deve falar ainda), a Sociedade Hebraica, aqui no Rio de Janeiro, onde era excelente jogador de xadrez (pelo menos parecia inteligente!).
Nunca entendi bem a mensagem que ele se propunha divulgar, porque se os fatos houvessem ocorrido como ele estava a desejar, certamente não estaria mais aqui para falar besteiras.
O mesmo não podemos dizer de "Deus", porque o serviço que este teria feito não ficou nem pela metade, aliás, muito aquém! Isso porque, segundo os livros sagrados dos católicos, aquele ser "criador"(?) teria trabalhado arduamente por seis dias, quando tudo realizou e descansado no sétimo. Nas igrejas católicas é bastante comum vermos cartazes com a imagem de Cristo, lembrando que foi "Deus" quem fez tudo. 
Como assim? Fora o que existe na natureza, resultado de uma evolução cientifica comprovada, tudo o mais foi feito pelo Homem! "Deus" não fez as línguas que os Homens utilizam para comunicarem-se (porque não soube, não quis, não teve competência para fazer, ou, simplesmente, porque não existe).
Da mesma forma, não fez o papel que usamos para mandar mensagens ou registrar informações; não fez a anestesia que permite aos médicos salvar vidas humanas, independentemente da vontade de qualquer divindade.
Não criou estações de tratamento de água e esgoto, o que permite ao Homem viver em cidades cada vez maiores. Não construiu prédios para que os homens pudessem morar ou hospitais para atender aos seus doentes; não criou fontes de energia, motores, veículos etc.
Se "Deus" houvesse feito tudo, não precisaria haver patentes de invenções, as músicas estariam espalhadas em número infinito e tocadas por instrumentos musicais que o Homem não teria sido obrigado a criar, e naturalmente ninguém precisaria compô-las...
Bem, referi-me ao "Deus" dos católicos, Javé ou Jeová, que em verdade foi tomado emprestado dos judeus.
Quanto aos demais deuses, em número de milhares, muitos dos quais já morreram, mas outros continuam a existir nada posso dizer, mas julgo seja óbvio que a farsa da "criação divina" não seja apanágio de apenas uma religião.
Parece-me que todas usam o mesmo subterfúgio para conquistar a mente dos incautos.
Claro que nos albores da pré-história o Homem precisava criar seus deuses porque necessitava entender o mundo em que vivia.
E também precisava de um ser todo-poderoso para eliminar os seus temores, mas hoje a Ciência explica quase tudo o que o Homem até aqui precisou saber.
Mas como a busca pela Verdade e por maiores conhecimentos é uma busca sem fim, continuamos a estudar e pesquisar cada vez mais. 
Mesmo com um atraso de mais de mil anos provocado pela Igreja Católica que não podia admitir que qualquer ser humano pensasse diferentemente daquelas "ideias" divulgadas por ela, atentando contra os seus interesses, conseguimos vencer a ignorância e chegar até aqui.
Não incólumes, porque ainda existem mentes que não conseguiram evoluir e continuam a disputar os seus deuses a ferro e fogo.
É lamentável que ainda tenhamos que assistir a espetáculos de barbárie provocados pelo Islamic State of Iraq and Syria (ISIS), pelo Boko-Haram  e similares.
O Homem já saiu do planeta Terra, já conseguiu mandar um artefato para fora do sistema solar, e ainda existem seres que julgam cabível implantar suas "ideias" à força!

Simplesmente lamentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário