sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

HUMANITAS Nº 54 – DEZEMBRO 2016 –PÁGINA 3

POETA DO MÊS

Felix Arvers  foi um poeta e dramaturgo francês, que ficou mundialmente conhecido por um soneto, o "Soneto de Arvers", ou em titulação mais direta “Mistério e segredo”, publicado no ano de 1833, em Paris, no livro Mes heures perdues. Este soneto inspirou diversas traduções, peças e livros dedicados inteiramente ao seu desvendamento. É considerado pela crítica o soneto mais belo do mundo.
.............................
Dança
Rafael Rocha-Recife/PE
Do livro “Poemas Escolhidos”

Aqui ao meu lado ainda dança a mulher antiga
trazendo na boca o sabor do inflamado beijo
quente como o sol do meio-dia em seu lampejo
e selvagem humana que em loucura tal periga.

Grito seu nome! Faz para mim ouvidos moucos
hoje quando preciso cada vez mais de pecado
e sentir o corpo suarento num coito demorado
e os beijos e carícias que nunca foram poucos.

Porém, partiu assim! Para onde foi essa moça?
Feminina peça a criar em mim tantas raízes?
A pespegar anseios de pecados tão felizes?

Olho a foto a restar da realidade toda nossa:
- Vejo o esquecimento do rastro de meus passos
e as marcas da paixão deixadas nos meus braços.

Cálido
Celso Mendes
Itapira/SP

e não ouvi
de tua boca
a seda
nem vi o sândalo
ou o céu
em teus olhos
a me falar de sol

por que, meu bem
minha palavra lacra-se
solitária
e muda
em tua cabeça
se é de teus dentes
o veneno
que me mata e grita
em gotas
e de tua pele
esta eterna
insolvência
cálida
que me faz viver?
.........................................
CARTAS DOS LEITORES

Espero que os responsáveis pelo jornal Humanitas mantenham a linha editorial. Essa publicação é ótima! Janice Lins – Jaboatão dos Guararapes/PE
******
É um jornal pequeno, mas repleto de bons artigos. Gosto muito de lê-lo! Carlos Magno Silveira – Santos/SP
******
Falta escrever sobre cinema. Qual articulista se dispõe a isso? Maria Carmencita Cerqueira – Salvador/BA
******
Ótima publicação e com ótimos artigos. E com poesia ainda fica melhor. Silvia Olindina da Silva – Recife/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário