sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

HUMANITAS Nº 54 – DEZEMBRO 2016 –PÁGINA 8

Natal, Papai Noel, Jesus Cristo e ateus

Especial do Humanitas

Quando buscamos a verdadeira história do natal, acabamos diante de rituais e deuses pagãos. Sabemos que Jesus Cristo foi colocado como “penetra” numa festa que nada tinha a ver com ele.
Afinal de contas, não existem provas de que tal indivíduo existiu e muito menos que nasceu em um 25 de dezembro.
O verdadeiro simbolismo do natal oculta uma história das mais antigas criada pelo homem. A festa tem origem no que chamam de paganismo.
Era um dia consagrado à celebração do “Sol Invicto”. O Sol é representado pelo deus greco-romano Apolo, e seus equivalentes entre outros povos pagãos são diversos: “Ra”, o deus egípcio; “Utudos”, na Babilônia; “Surya” da Índia; e também “Baal” e “Mitra”.
“Mitra” era um deus muito apreciado pelos romanos. Aureliano (227-275 da Era Comum), imperador de Roma, estabeleceu no ano de 273 da Era Comum, o dia do nascimento do Sol em 25 de dezembro “Natalis Solis Invicti”, que significava “Nascimento do Sol Invencível”. 
O Império Romano passou a comemorar nesse dia o nascimento de “Mitra Menino”, deus indopersa, que, segundo diz a lenda, ao nascer foi visitado por reis magos e presenteado com mirra, incenso e ouro.
Era também nessa noite o início do Solstício de Inverno, segundo o Calendário Juliano, que seguia a “Saturnália” (17 a 24 de dezembro), festa em homenagem a outro deus chamado “Saturno”.
Essas festividades pagãs estavam arraigadas nos costumes populares desde tempos imemoriais até serem suprimidas com o advento do cristianismo, imposto (através de decreto) como religião oficial por Constantino (317-337 da Era Comum), então imperador de Roma. Como antigo adorador do Sol, e influenciado por isso, Constantino fez do dia 25 de dezembro uma festa cristã.
Constantino transformou as celebrações de homenagens à “Mitra”, “Baal”, “Apolo” e outros deuses, na festa de nascimento de “Jesus Cristo”.
Já sobre “Papai Noel”, esse velhote de longas barbas brancas já era capa de revistas, livros e jornais, no final do Século XIX, aparecendo em propagandas do mundo todo.
O personagem foi ganhando várias nuances até que em 1931 a “The Coca-Cola Company” contrata um artista e transforma Papai Noel numa figura totalmente universalizada. Assim, sua imagem terminou por ser adotada como o principal símbolo do natal.
No ateísmo não existe uma figura de deus ou deuses para crer e adorar. Portanto, não faz muito sentido para o ateu festejar o dia 25 de dezembro. Afinal, essa data, hoje, é a do hipotético aniversário de um outro deus imaginário, denominado “Jesus Cristo”.
Então o ateu deve ficar trancado no quarto de sua casa até a data passar? Nada disso!
Para o ateu todo dia deve ser de festa e de homenagem à vida. Assim, o ateu participa da festa de natal pelo mesmo motivo dos cristãos: para comer, beber, cantar, dançar e ficar batendo papo com a família e com os amigos depois da meia-noite.
Por outro lado, o comportamento humano nessa data realça uma tremenda hipocrisia em cerca de 90% das pessoas.
Por que será que nessa época todos ficam tão solidários com os mais necessitados?
Por que será que doam cestas básicas para os pobres e presentes para as crianças órfãs, e, no resto do ano, esquecem que essas pessoas existem?
Em outras palavras a festa de natal é uma festa capitalista onde predomina a hipocrisia.
No mais, tudo é mitologia. Tudo provém das religiões pagãs europeias, anteriores à chegada do cristianismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário