sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Alienação do homem nas redes sociais

Texto de Rafael Rocha – Jornalista – Recife
publicado no HUMANITAS nº 02 – Outubro/2012
Nós somos na realidade um bando de Homer Simpson’s, imbecis ad infinitum.

Os agentes do capitalismo são inventores de moda. A cada ano eles inventam uma moda nova. Para quê? Pergunta simples de responder. Para promover a alienação total das mentes que ainda buscam pensar, principalmente as mentes jovens. Assim, as modas cibernéticas criadas pelo capitalismo canibal instrumentalizam um padrão de agir para a juventude do mundo e até mesmo para mentes mais velhas que se julgam vacinadas contra esse tipo de idiotização.
Exemplos disso estão ao nosso alcance: As redes sociais na internet. Redes que sugestionam as pessoas a pensar apenas de uma forma. O Orkut, o Facebook e outras assemelhadas. Nesses espaços o ser humano firma um contrato e abdica de tudo que é dele. Até mesmo de sua privacidade.
Telefones, nomes, sobrenomes, endereços, opiniões políticas e religiosas, tudo isso é gravado nessas redes. Um dia, e espero que isso não aconteça, os serviços de informação capitalistas poderão utilizar todos esses dados contra o otário orkutiano, facebookiano e assemelhados. Tem mais! Existe ainda o patrulhamento ideológico! Tudo criado do mesmo jeito que a Alemanha nazista criou. Assim, os informantes e principais delatores são os próprios usuários dessas redes. Na Alemanha nazista os cidadãos denunciavam amigos e vizinhos à polícia secreta de Hitler.
No Facebook e assemelhados, o uso do politicamente correto faz a patrulha do ser humano. Quando um denuncia o outro com algum texto contra, ou com uma curtição genérica ou com um compartilhamento está fazendo apenas aquilo que a Gestapo (polícia de Adolf Hitler) levava os cidadãos alemães a fazer. O Facebook e os demais são redes sociais, sim. Mas redes de vigilância e de informações. Um autêntico Big Brother internético. E o povo, idiotizando-se a cada momento, ainda acha interessante e bonito mostrar ao mundo as fotos de seus amigos e familiares como se estivesse participando de uma sociedade perfeita.
Alguém já comentou e eu concordo: nós somos na realidade um bando de Homer Simpson’s, imbecis ad infinitum. 
É de estarrecer! Como é que se aceita de forma tão passiva o controle midiático em todos os aspectos pessoais de nossas vidas? Como é que se pode aceitar que lá do Vale do Silício um grupo de capitalistas fique se endinheirando à custa da idiotização e alienação da mente humana?
A que ponto a humanidade chegou! Os planos capitalistas estão mais do que perfeitos e tais planos têm a pretensão não de divertir a plateia, mas de levar essa plateia a ser dominada social, política e culturalmente. Na realidade, a grande maioria das redes sociais existentes na internet são meramente criações para dominar e idiotizar o ser humano. É preferível oferecer o circo. O conhecimento que se dane!
Claro que existem exceções à regra. Algumas redes oferecem coisas muito melhores do que os circos facebookiano e orkutiano e seus assemelhados. Mas são poucas e por não possuírem força atrativa, na melhor das hipóteses, são ignoradas.
O Homer Simpson brasileiro está sendo padronizado de tal forma que em pouco tempo nada mais restará de sua realidade. Assim, milhões de cabeças verdes e amarelas deixarão de pensar e seguirão o padrão da alienação pura e simples.
Tudo isso, por incrível que pareça, irá garantir um alto lucro para os senhores do mundo. E esse pessoal que ficar controlado não achará nada demais isso, pois estará desejando sempre e sempre ser integrado como um rebanho bovino na construção dessa nova ordem mundial.
Fujamos disso enquanto há tempo! Sejamos seres pensantes e não idiotas manipulados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário